Governo analisa inclusão de 11 áreas na Poligonal do porto
Anúncio foi feito ao lado do líder da pasta, Silvio Costa Filho, que cumpre agenda na cidade
O presidente da Autoridade Portuária de Santos (APS), Anderson Pomini, anunciou nesta quinta-feira (12) que enviou ao Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) as propostas que preveem a inclusão de novas áreas na região da Poligonal do Porto Organizado de Santos. O anúncio foi feito ao lado do líder da pasta, Silvio Costa Filho, que cumpre agenda na cidade.
As futuras áreas vão representar um crescimento de mais de 162% no território do complexo. Atualmente, o Porto de Santos ocupa 7,8 milhões de metros quadrados em área – se autorizados os novos espaços, passará a ocupar 20 milhões de metros quadrados.
De acordo com Pomini, são 15 propostas que englobam ao todo 11 áreas nas cidades de Santos, Guarujá, Cubatão e São Vicente. Os documentos já estão sob análise da Secretaria Nacional de Portos, que fará a deliberação das inclusões via decreto oficial. Não foi citado prazo.
As novas áreas serão destinadas para terminais de uso privado (TUPs) e também terminais retroportuários.
“Essas novas áreas vão servir para cabotagem, com novas operações e a ampliação da capacidade do Porto de Santos”, acrescentou o ministro.
São Vicente
Em destaque, estão a possibilidade de retroáreas em São Vicente, cidade vizinha a Santos, e a Vila dos Criadores, na margem direita.
Site: Be News – 13/12/2024