2024-12-03
Governo lança edital para implantação de porto seco em Boa Vista

Área promete facilitar importação e exportação de Roraima

A Receita Federal do Brasil lançou, nesta segunda-feira (2), o edital de licitação para contratar a concessionária que vai implantar e gerir, por 25 anos, o Porto Seco de Boa Vista. O terminal internacional de cargas visa facilitar o comércio exterior de Roraima por meio do transbordo, do armazenamento, da exportação e da importação de mercadorias. O lançamento foi realizado durante entrevista coletiva no Palácio Senador Hélio Campos, sede do Governo do Estado.

A licitação será realizada no dia 31 de janeiro de 2025, às 10h (de Brasília). Vence o processo quem oferecer o maior desconto sobre as tarifas máximas de movimentação sobre o valor em reais ou volume em metros cúbicos (R$ 5,56) e de armazenagem sobre o valor das mercadorias para dez dias (0,25%). A partir da publicação do resultado, o empreendimento terá até 18 meses para começar a funcionar.

O Estudo de viabilidade da Receita Federal estima que a implantação do porto seco na capital terá custo inicial de R$ 30,8 milhões e início da operação em 2026.

O documento também indica que o porto terá 21.246 metros quadrados de área até o quinto ano de operação. Mercadorias como açúcares, bebidas, carnes congeladas e embutidos de carne, frutas, grãos, legumes, leites e derivados, margarinas, serão movimentadas e armazenadas no local.

O governador Antonio Denarium destacou que o terminal internacional de cargas vai acelerar os processos de movimentação de cargas, “acabar com os gargalos e entraves de despachos de liberação de mercadoria da fronteira”.

O secretário estadual extraordinário de Atração de Investimentos, Aluízio Nascimento, estimou que, só em fertilizantes, mais de 42 mil toneladas do produto devem passar pelo porto seco ao ano e garantiu que cinco empresas demonstraram interesse em participar da licitação.

Site Benews – 03/12/2024


Voltar