Pecém tem melhor outubro de sua história em movimentação de cargas
Porto cearense registrou marca 16,4% maior do que seu último recorde, em dezembro do ano passado
Com movimentação recorde de 66.253 TEUs em outubro, o Porto do Pecém (CE) atingiu seu maior volume mensal de contêineres, superando em 16,4% a marca anterior de 56.906 TEUs, registrada em dezembro do ano passado. O marco reflete o crescimento da capacidade operacional do porto e o aumento na atração de novas cargas e embarcações de grande porte, consolidando o Pecém como um dos principais hubs de transbordo do país.
Em outubro, o porto já havia conquistado outro recorde ao operar o navio MSC Mariagrazia, de 366 metros, que movimentou 4.016 contêineres em pouco mais de 48 horas de atracação. O presidente do Complexo do Pecém, Hugo Figueirêdo, atribui o desempenho à eficiência da equipe do Complexo e ao trabalho da APM Terminals, empresa responsável pela operação portuária de contêineres.
“Temos um bom crescimento na movimentação de contêineres e estamos quebrando nossos próprios recordes. Isso é reflexo do nosso time comercial e da capacidade operacional que temos para realizar uma movimentação ágil e eficiente”, afirmou.
Navios 366m
As operações com navios de 366 metros reafirmam o Pecém como um hub de transbordo, recebendo cargas que permanecem no terminal até seguirem para seus destinos finais. A próxima operação com essa classe de embarcação é o retorno do MSC Juliette, previsto para chegar nesta segunda-feira (4) e ficar até terça.
Até setembro deste ano, o Porto do Pecém contabilizou 14,081 milhões de toneladas movimentadas, o que representa um crescimento de 11,7% em relação ao ano anterior. No acumulado do ano, foram 377.196 TEUs movimentados, um aumento de 17% em comparação com o mesmo período de 2023, demonstrando o contínuo avanço do porto no cenário logístico nacional.
Site Benews – 05/11/2024