2024-09-04
Governo de Sergipe debate possibilidade de ZPE no estado

Sedetec e Codise prospectam áreas para instalação de Zona de Processamento de Exportação

A definição de áreas potenciais para a recriação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Sergipe foi pauta de uma reunião na Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec) na última terça-feira, 27. A Companhia de Desenvolvimento Econômico de Sergipe (Codise) também esteve presente no encontro, bem como o consultor Celso Hiroshi Hayashi, responsável pela pesquisa de zoneamento.

Durante a conversa, as áreas identificadas como possibilidades para instalação da ZPE foram apresentadas para apreciação do governador Fábio Mitidieri.

O secretário do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia, Valmor Barbosa, explicou que a área anteriormente destinada à implantação da ZPE, no município de Barra dos Coqueiros, foi repassada para a instalação da Usina Termoelétrica Porto de Sergipe I durante a gestão anterior. “Com a atual política de industrialização do governo Fábio Mitidieri, temos três áreas desenhadas para levar ao governador. Falta apenas essa definição para que possamos avançar. O Governo Federal já está ciente, aguardando apenas a decisão da área para que Sergipe retome o projeto da ZPE e o coloque em operação”, explicou.

O presidente da Codise, Ronaldo Guimarães, ressaltou que a Zona de Processamento de Exportação será uma importante estrutura na atração de investimentos para Sergipe. “A ZPE é um instrumento para elevar a competitividade do estado, fortalecendo o comércio exterior e criando condições para que mais empresas sejam atraídas”, frisou.

O diretor de Novos Negócios da Codise, Gibran Ramos, está à frente do projeto de coordenação da futura ZPE, nomeada legalmente como Companhia Administradora da Zona de Processamento de Exportação de Sergipe – ZPE/Sergipe/BR. O gestor foi escolhido pelo secretário da Sedetec como ponto focal para dirigir os trabalhos de materialização das operações, atuando na interlocução do Planejamento Estratégico do Estado no período de 2024-2025.

“A ideia é que a iniciativa privada tenha grande participação, já que a parceria dos empresários é muito importante nesse processo. Com a ZPE, poderemos ter mais indústrias instaladas, e mais emprego e renda para a população”, sublinhou Gibran Ramos.

Site Benews – 04/09/2024


Voltar