2024-04-16
Panamá lança projeto de canal seco para transporte de cargas

Governo do país apresentou projeto na última semana, que servirá de complemento ao Canal do Panamá

O governo do Panamá apresentou nesta semana o projeto de criação de um “canal seco multimodal” para o transporte e movimentação de cargas entre os oceanos Pacífico e Atlântico. A medida ocorre devido à falta de água que obrigou reduzir a travessia de navios pelo seu canal marítimo centenário. A apresentação do projeto ocorreu no último dia 10 de abril.

O canal seco, que servirá como complemento do Canal do Panamá, não vai necessitar de investimentos, pois vai funcionar através da articulação da rede existente de estradas, ferrovias, instalações portuárias, aeroportos e zonas francas, dentro de uma juridisdição aduaneira especial, conforme explicou o diretor de Assuntos Logística do Ministério da Presidência, Rodolfo Samuda, responsável pela apresentação do projeto.

O decreto que cria a nova jurisdição aduaneira já foi promulgado pelo presidente do Panamá, Laurentino Cortizo, e reduz os procedimentos no transporte terrestre de cargas através do istmo.

O canal seco foi promovido pelo governo panamenho depois que o canal interoceânico, que movimenta 6% do comércio marítimo mundial, reduziu o trânsito de navios no ano passado devido à seca causada pelo fenômeno El Niño.

Anteriormente, 39 navios cruzavam o canal, enquanto que atualmente o número baixou para 27 embarcações por dia.

Diferentemente do Canal de Suez, no Egito, o Canal do Panamá funciona com água doce proveniente das chuvas tropicais, antes abundantes, que são armazenadas em dois lagos artificiais.

Site Benews – 16/04/2024


Voltar