ANTAQ autoriza desincorporação de equipamentos de movimentação em Aratu e Itaguaí
Processos solicitados pela Codeba e pela PortosRio foram julgados na última reunião virtual da diretoria colegiada e compreendem um conjunto de correias transportadoras e um descarregador de navios
A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) autorizou, no prazo máximo de seis meses, a desincorporação, baixa e posterior inutilização dos bens pertencentes à União, localizados no Porto de Aratu (BA), sob guarda e responsabilidade da arrendatária ‘ATU 18 Arrendatária Portuária SPE S.A.’.De acordo com o acórdão, os equipamentos consistem em um sistema composto por três correias transportadoras e duas casas de transferências que promovem a ligação entre os trechos das correias.
O pedido foi formulado pela Companhia das Docas do Estado da Bahia(Codeba). O diretor-geral da ANTAQ, Eduardo Nery, determinou que a autoridade portuária envie o termo de inutilização dos bens à unidade regional no prazo de 30 dias após a conclusão da operação, conforme o modelo estabelecido pela agência. Nery também determinou à Superintendência de Fiscalização e Coordenação das Unidades Regionais (SFC) que realize o acompanhamento dos desdobramentos da decisão.
Em outro processo, a ANTAQ concedeu prazo de dois anos para que a Portos Rio realize a desincorporação física, baixa e alienação do descarregador de navios (DN4), pertencente à União, que está localizado no Porto de Itaguaí. A autoridade portuária também terá um mês para comprovar a conclusão da desmobilização do equipamento junto à unidade local.
Os acórdãos foram firmados durante a última reunião virtual da diretoria colegiada, realizada entre os dias 2 e 4 de maio e publicados nesta quinta-feira (10), no Diário Oficial da União.
Site: Portos e Navios – 12/05/2023