2022-11-07
Após Itaqui, Athenas implantará nova versão de sistema operacional em outros terminais

Empresa de tecnologia desenvolveu atualização com digital twin 3D e outros recursos para software TOS. Plus incorpora módulos, com destaque para segurança de informações e parte de comunicação com Receita Federal e alfândega, além dos módulos de automação usando IoT 

A Athenas adicionou o ‘digital twin’ 3D e outros recursos a uma versão do Terminal Operating System Plus (TOS+), sistema direcionado para terminais e portos, com aspectos multicargas e multimodal. A solução foi aplicada no Porto do Itaqui (MA) e, segundo a empresa de tecnologia, vem sendo implantada em outros terminais portuários de grande porte. O porto gerido pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que já opera integrado a partir da plataforma do TOS+ desde 2017, movimenta carga geral, granéis e contêineres, com conexões rodoviárias e terrestres. O porto atualizou o TOS+ em 2022 e já opera com a nova versão.

O ‘TOS+ Lion’ tem capacidade de gerenciamento para contêineres (cheios e vazios), carga (geral ou solta) e granéis (líquidos e sólidos) nas categorias importação, exportação e armazenagem, por meio do uso de inteligência artificial e digital twin 3D, utilizando algoritmos que possibilitam a gestão mais eficiente da logística. Segundo a Athenas, o sistema, disponível para os modais portuário, rodoviário, ferroviário, dutoviário, mecanoviário e aeroportuário, recebeu mais de US$ 2,5 milhões de investimentos nos últimos anos.

A empresa brasileira de tecnologia, voltada para o controle e a gestão logística de portos, armazéns e terminais alfandegados, acrescenta que o sistema permite um processo de ‘billing ponta a ponta’, que gera a cobrança automática ao final de todo o processo logístico, sem interferência manual. Além disso, o plus do TOS significa a incorporação de módulos tidos como satélites, como por exemplo, a segurança das informações relativas às normas nacionais e internacionais, e a parte de comunicação com a Receita Federal e a alfândega, além dos módulos de automação usando IoT (internet das coisas, em tradução livre) e robôs inteligentes.

A partir da configuração do processo de ‘billing’ na plataforma, a nova versão do TOS+ automatiza o fluxo informacional e os fatos geradores de cobrança, incluindo a automação do cálculo e a emissão dos apontamentos dos diversos serviços dentro do terminal, evitando perdas e otimizando o uso do time operacional na tomada de decisões. “A plataforma está pronta para se integrar com outros sistemas financeiros e contábeis (ERPs) para o processamento das cobranças e acompanhamento do fluxo financeiro”, afirmou Rogério Magela, CEO da Athenas, à Portos e Navios.

O CEO da empresa relatou que, antes do TOS+, não havia nenhum software no mercado capaz de gerenciar tanta complexidade ao mesmo tempo e com um escopo tão amplo. Ele disse que cada necessidade representa um sistema satélite distinto e todos têm que ser integrados em um mesmo ambiente, o que nem sempre é simples de fazer, podendo gerar verdadeiras ‘colchas de retalhos’ com alto custo de manutenção.

Magela explicou que as informações são enviadas através dos meios de comunicação já existentes e de uso do terminal, incluindo a troca de arquivos que apoiam a operacionalização. O novo TOS automatiza a leitura e a emissão de respostas nos meios e formatos amplamente difundidos e utilizados nas operações entre transportadoras, clientes, empresas de navegação, autoridades locais e internacionais, despachantes e demais agentes.

A versão recém-lançada da plataforma de gestão e operação permite o endereçamento, utilizando um pacote de dados (framework) de processos que integram, generalizam e abstraem a operação de diferentes tipos de carga ao longo dos fluxos de entrada e saída de cargas, na importação, exportação e também armazenagem. O ‘TOS+ Lion’ realiza a otimização de forma inteligente do endereçamento, planejamento e escoamento de cargas com auxílio de inteligência artificial.

A plataforma responde pela otimização do espaço físico e, consequentemente, sua ampliação operacional. A expectativa é que, com incremento de Inteligência Artificial (IA) e Digital Twin 3D, o sistema de gestão e otimização de porto contribua com aumento de até 25% na lucratividade e 35% na diminuição de custos.

Site: Portos e Navios – 07/11/2022


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