Transporte marítimo não terá melhora até 2023
Para o especialista em transporte marítimo e presidente da Clarkson Research, Martin Stopford, as mudanças em curso no cenário do transporte marítimo são de uma escala semelhante à mudança da vela para o vapor. Segundo ele, é importante lembrar que o crescimento do comércio já estava diminuindo antes do Covid-19. “Estamos entrando em uma era em que a globalização não é mais o problema. Veremos mais remessas de curta distância e manufatura local” diz Stopford. Ele antecipa três cenários concebíveis para o transporte após o coronavírus: no melhor dos casos, o comércio marítimo voltará a crescer em 2023, crescendo 3,2% ao ano. O segundo cenário pressupõe uma recessão prolongada, com o comércio mundial diminuindo em 1% entre 2020 e 2024, seguido de um crescimento renovado a uma taxa de 2,2 %. “No cenário 3, há uma recessão ainda mais extensa, com o comércio marítimo diminuindo em 17% até 2024”, diz Stopford em sua previsão mais pessimista.