2026-09-29
Star Norge chega ao Pecém com cargas de energia, mineração e indústria

Embarcação trará 58 contêineres, 63 pás eólicas e um reator de derivação em operação de carga de projeto

O Porto do Pecém (CE) recebe, em 1º de outubro, o MV Star Norge, primeiro navio da classe N da G2 Ocean e uma das novas embarcações incorporadas à frota da companhia. Construído em 2026, o cargueiro tem 225 metros de comprimento, capacidade para transportar até 82,3 mil toneladas e quatro guindastes próprios, cada um com capacidade de movimentação de até 120 toneladas.

Procedente de Tianjin, na China, o navio chega ao Ceará com 58 contêineres, 63 pás eólicas e um reator de derivação, em uma operação de carga de projeto conduzida pela Tecer Terminais Portuários Ceará. Os diferentes equipamentos têm como destino empresas dos setores de energia, mineração e indústria.

Os contêineres serão entregues à Amason Resource Group do Brasil, enquanto as pás eólicas têm como destino a Nordex Energy Brasil. Já o reator de derivação será destinado à Mineração Rio do Norte (MRN).

A capacidade de movimentar cargas de diferentes dimensões está relacionada à configuração do Star Norge, que conta com quatro guindastes próprios de grande capacidade. A estrutura permite ao navio operar com equipamentos de grande porte e outros tipos de carga sem depender exclusivamente de equipamentos portuários.

O Star Norge iniciou suas operações comerciais no Brasil recentemente, com o transporte de 14,2 mil toneladas de celulose embarcadas em Paranaguá (PR) com destino à Ásia. No Pecém, a embarcação volta a operar no País, desta vez em uma operação que reúne cargas destinadas a diferentes cadeias industriais.

Renovação da frota

O Star Norge integra o programa de renovação da frota da G2 Ocean, que prevê a incorporação de dez embarcações entre 2026 e 2029. Os novos navios foram projetados para transportar diferentes tipos de carga e contam com soluções voltadas à eficiência energética.

Segundo a companhia, o projeto do Star Norge permite reduzir o consumo de combustível e as emissões por tonelada transportada. A embarcação também foi construída com preparação para o uso futuro de combustíveis alternativos, como metanol e amônia.

A configuração faz parte de uma nova geração de navios de carga geral e de projeto, que combina capacidade para transportar equipamentos de grande porte com recursos voltados à redução da intensidade de carbono das operações.

No Pecém, o perfil da carga evidencia essa versatilidade. Na mesma escala, o Star Norge transporta pás destinadas à indústria eólica, equipamentos para a indústria e um reator de derivação destinado ao setor de mineração.

Site Benews – 29/09/2026


Voltar