2026-09-24
Porto do Itaqui terá novo berço de 380 metros para ampliar exportações

Estrutura poderá movimentar mais de 8 milhões de toneladas por ano e tem conclusão prevista para dezembro de 2026

O Porto do Itaqui, em São Luís, está na etapa final da instalação das estacas de concreto que formam a base de um novo berço de atracação. Com 380 metros de comprimento, 40 metros de largura e profundidade de até 18 metros, a estrutura deverá ampliar a capacidade de exportação do porto em mais de 8 milhões de toneladas por ano.

O ministro de Portos e Aeroportos, Tomé Franca, acompanhou o andamento da obra durante visita ao Maranhão. Administrado pela Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), o Porto do Itaqui integra o Complexo Portuário da Baía de São Marcos e tem papel estratégico no escoamento da produção da região.

A nova estrutura permitirá a operação de navios de grande porte e contará com trilhos para carregadores de navios, sistema de combate a incêndio, redes de água e energia elétrica e infraestrutura para abastecimento de embarcações.

O projeto também inclui sistema de drenagem, tratamento de efluentes e equipamentos de segurança.

A previsão é que o novo berço seja concluído em dezembro de 2026. A obra está atualmente na fase final de instalação das estacas de concreto que sustentam a estrutura portuária.

Durante a visita, Tomé Franca destacou a relação entre a ampliação da infraestrutura e a capacidade de movimentação do porto. “Estamos acompanhando a construção de mais um berço de atracação no Porto do Itaqui, que vai ampliar a capacidade de movimentação e fortalecer ainda mais a infraestrutura portuária do Maranhão. Com isso, o Porto do Itaqui se consolida como fundamental no escoamento da produção da região do Matopiba”, destacou o ministro.

Site Benews – 24/09/2026


Voltar