2026-09-14
APM Terminals Pecém bate recorde de movimentação de cargas

Em agosto, terminal movimentou 70,9 mil TEUs, superando recorde anterior, registrado em outubro de 2025

O complexo APM Terminals Pecém (CE) alcançou um novo recorde de movimentação em um único mês. Em agosto, o terminal movimentou 70.964 TEUs (unidade equivalente a um contêiner de 20 pés), representando um crescimento de 26% em relação ao mês de julho deste ano e um aumento de 15% no comparativo com agosto do ano passado.

Conforme dados divulgados pela APM nesta semana, o desempenho supera o recorde anterior do terminal privado, registrado em outubro de 2025, quando foram movimentados 70.456 TEUs.

Considerando a capacidade anual de aproximadamente 700 mil TEUs, o volume contabilizado em agosto corresponde a cerca de 10% da capacidade anual do terminal em um único mês, evidenciando a capacidade de absorver picos de demanda com confiabilidade operacional.

Segundo a APM, os resultados de agosto foram impulsionados pelo início da safra de exportações de frutas da região Nordeste e pelo aumento da movimentação de cargas em transbordo provenientes de outros portos que enfrentaram restrições operacionais no período.

Com a chegada da safra, houve um aumento significativo na movimentação de contêineres refrigerados utilizados na cadeia exportadora de frutas. O período também marcou as primeiras atracações do serviço NWC da safra 2026, rota que conecta o Nordeste brasileiro a importantes mercados do norte da Europa, além do crescimento do serviço TANGO, que atende mercados internacionais e tradicionalmente registra volumes mais elevados durante o segundo semestre.

“A APM Terminals Pecém tem sido um elo fundamental para a logística e o comércio exterior do Nordeste. Alcançar um novo recorde demonstra nossa capacidade de acompanhar o crescimento da economia regional, oferecendo uma operação segura e confiável para nossos clientes”, afirmou Daniel Rose, diretor-superintendente da APM Terminals Pecém e Suape.

Site Benews – 14/09/2026


Voltar