2026-08-21
TCP antecipa marca de 1 milhão de TEUs e projeta novo recorde

Terminal de contêineres de Paranaguá atingiu volume antes do esperado e registra alta de 4% na movimentação

A TCP, responsável pela administração do Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), alcançou a marca de 1 milhão de TEUs movimentados em 2026 no dia 3 de agosto, dez dias antes do registrado no ano passado. O resultado acompanha um crescimento de 4% na movimentação em relação ao mesmo período de 2025.

O contêiner que marcou a chegada ao primeiro milhão de TEUs foi movimentado durante a operação do navio Valor, da MSC. Com 300 metros de comprimento e 48 metros de largura, a embarcação integra um serviço marítimo que conecta o Brasil à Europa.

Segundo a TCP, o resultado é reflexo dos investimentos realizados em infraestrutura e equipamentos para ampliar a capacidade operacional e atender ao aumento da demanda. Com o desempenho, a empresa projeta encerrar 2026 com o melhor resultado de sua série histórica.

Recorde mensal

O marco foi alcançado após a TCP registrar, em julho, 147,9 mil TEUs, maior movimentação mensal do terminal em 2026. O volume ficou 5% acima dos 140,9 mil TEUs registrados no mesmo mês de 2025.

As cargas refrigeradas também apresentaram avanço. Entre janeiro e julho, foram movimentados 88,4 mil contêineres reefer, alta de 10% em relação aos 80,3 mil registrados no mesmo período do ano passado.

Até julho, 379 mil contêineres passaram pelos acessos rodoviários do terminal. Pela ferrovia, foram 62 mil unidades transportadas em 774 trens. No cais, foram registradas 597 atracações.

Atualmente, o terminal conta com 22 serviços marítimos semanais, entre operações de cabotagem e longo curso, conectando Paranaguá às Américas, África, Europa e Ásia.

Exportações em alta

O crescimento também aparece no volume de cargas destinadas à exportação. Nos primeiros sete meses do ano, a TCP movimentou 4,913 milhões de toneladas, alta de 10% ante as 4,465 milhões de toneladas registradas no mesmo período de 2025.

Carnes e congelados tiveram participação importante nesse resultado. Os embarques passaram de 2,047 milhões para 2,344 milhões de toneladas, impulsionados principalmente pelas carnes de frango e suína.

Papel e celulose também apresentaram crescimento de 9%, chegando a 623 mil toneladas.

Nas importações, o segmento automotivo se destacou, impulsionado pelo mercado de veículos elétricos e pelo desembarque de peças e componentes. Foram 346 mil toneladas entre janeiro e julho, avanço de 8% sobre as 319 mil toneladas registradas no mesmo período de 2025.

Site Benews – 21/08/2026


Voltar