Porto Sudeste anuncia atracação do maior navio já operado no terminal
Operação Movimentou 1 milhão de barris de petróleo e marcou novo patamar para o porto fluminense
O Porto Sudeste, terminal privado localizado em Itaguaí, recebeu no último dia 4 o maior navio de sua história. O VL Prime, embarcação do tipo VLCC ((Very Large Crude Carrier), tem a capacidade de transportar 2 milhões de barris de petróleo (cerca de 320.000 ton).
O navio chegou ao porto vazio, advindo do condado de Luoyan, na China. O Porto Sudeste carregou a embarcação com 1.000.000 barris de petróleo e ela seguiu para o Porto de Santos para mais uma operação de carregamento. O destino final é o Porto de Roterdã, na Holanda.
Victor Pessoa, Gerente de operações com granéis líquidos do Porto Sudeste, conta que a operação durou cerca de 18 horas e que ela exemplifica todo o preparo logístico que a empresa construiu ao longo dos anos. “A operação com o VL Prime em Itaguaí (RJ) representa um avanço estratégico significativo em termos de competitividade logística e capacidade operacional. A possibilidade de operar navios do tipo coloca o Porto Sudeste em um patamar competitivo com terminais internacionais,”, conta.
Anteriormente, o navio de maior porte que havia operado no terminal era o Cape Apolo, do tipo Woxmax, com capacidade para 250.000 toneladas. A embarcação do tipo graneleiro foi carregada com minério de ferro.
O Porto Sudeste foi projetado para movimentar diversos tipos de granéis sólidos, em especial o minério de ferro, e líquidos. Tem capacidade para movimentar 50 milhões de toneladas por ano, com licença de expansão para até 100 milhões de toneladas/ano.
Localizado em área abrigada na Baía de Sepetiba, o empreendimento é considerado estratégico para o escoamento da produção de minério de ferro vindo de Minas Gerais, e para as operações de transbordo de petróleo e derivados dos navios que vêm da Bacia de Santos, berço do pré-sal.
Site Benews – 11/11/2025
