APM TERMINALS antecipa em sete anos segunda etapa de investimento bilionário em Suape
Na contagem regressiva para completar 47 anos, o Complexo Industrial Portuário de Suape conquista mais um importante fato histórico na sua já extensa linha do tempo. A APM Terminal, subsidiária da gigante mundial Maersk, vai antecipar em sete anos a ampliação do terminal de contêineres que a companhia está implantando no atracadouro pernambucano. O equipamento será o primeiro terminal 100% eletrificado da América Latina, consolidando Suape como o hub logístico mais moderno e sustentável do hemisfério sul.
A pactuação foi formalizada e anunciada nesta segunda-feira (27) pela governadora de Pernambuco Raquel Lyra, durante reunião na sede do grupo em Copenhague, Dinamarca.
“Em mais um dia de trabalho aqui na Dinamarca, estamos visitando a Maersk, que está fazendo o terminal de contêineres no Porto de Suape e que será o mais moderno da América Latina, totalmente eletrificado. São R$ 2,2 bilhões que estão sendo investidos nessa primeira fase. E, de olho no futuro, já está em planejamento a segunda etapa. Foi solicitada uma nova área para a expansão do terminal em Suape e, com certeza, iremos garantir que os investimentos continuem acontecendo em Pernambuco”, destacou Raquel Lyra.
O diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto, participou da reunião e também traçou um cenário otimista. “A solicitação de uma nova área em Suape para ampliar o terminal significa mais investimentos e a geração de mais empregos. Sem dúvida, será um grande ganho logístico para Pernambuco”.
A segunda fase da construção, que estava prevista para ser iniciada em 2034, está sendo antecipada pela companhia para 2027 diante da conclusão da demanda esperada para a primeira fase do terminal. “Nós acreditamos muito no nosso projeto no Porto de Suape e, na nossa visão, podemos expandir o ramal em um futuro curto. Poderemos fazer um terminal supertecnológico que vai ajudar bastante as empresas em Pernambuco”, afirmou o diretor-superintendente da APM Terminals, Daniel Rose.
TECNOLOGIA DE PONTA
O terminal, projetado para operar com tecnologia elétrica e digital, está em construção, com previsão de início das operações no segundo semestre de 2026.
Com capacidade inicial de 400 mil TEUs/ano (medida-padrão utilizada para calcular o volume de um contêiner), cerca de 2 mil empregos diretos e 4 mil indiretos estão sendo gerados na fase de obras. Na operação, a previsão é de 250 empregos diretos e mais de 2 mil indiretos, impulsionando a economia regional.
Durante o encontro em Copenhague, ainda foram alinhados temas como o avanço da engenharia, as etapas de licenciamento, a contratação de fornecedores e a integração operacional com as obras estruturantes conduzidas pelo Governo de Pernambuco em Suape, como a dragagem do canal interno em andamento, a dragagem externa já concluída e a requalificação do molhe.
Participaram da reunião a vice-presidente executiva e diretora de Assuntos Corporativos da Maersk, Caroline Pontoppidan; o diretor de Parcerias Globais e ESG, Assuntos Públicos e Regulatórios da Maersk, Concepción Boo Arias; o presidente do Sindaçúcar de Pernambuco, Renato Cunha; o vice-presidente do Movimento Atitude, Marcelo Guerra; o presidente da Federação da Indústria de Pernambuco, Bruno Veloso, além do vice, Massimo Cadorin.
Integram, ainda, a comitiva pernambucana os secretários estaduais Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais) e André Teixeira Filho (Mobilidade e Infraestrutura); e as secretárias executivas Rayane Aguiar (Relações Internacionais) e Daniela Britto (Imprensa).
Site Informativo dos Portos – 05/11/2025
