Ministro explica transição da administração do Porto de Itajaí - maior apoio
Porto de Itajaí estava sendo administrado pela Autoridade Portuária de Santos; agora, vai passar a ser gerido pela Companhia Docas da Bahia
O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, confirmou a transição da administração do Porto de Itajaí (SC) para a Companhia Docas do Estado da Bahia (Codeba) – até então, desde o início deste ano, o porto catarinense estava sendo gerido pela Autoridade Portuária de Santos (APS). Durante sua participação no leilão do blocos portuários, nesta quarta-feira (22), em São Paulo, Costa Filho explicou que a Autoridade Portuária dos portos baianos dará um “maior apoio” ao planejamento estratégico do complexo portuário catarinense.
Na última semana, o secretário nacional de Portos, Alex Ávila, já havia confirmado a mudança.
O ministro informou que a alteração na gestão se deu para que a diretoria do Porto de Santos possa focar no planejamento estratégico do maior porto do país, e que a escolha pela Codeba foi pensando em dar maior apoio à autonomia do Porto de Itajaí.
“Nós demos início a transição. Como o Porto de Santos tem obras e um planejamento estratégico, a gente resolveu deixar que a Autoridade Portuária use toda a sua energia com o Porto de Santos. Já a Codeba tem portos de médio porte e poderá dar um maior apoio neste momento ao Porto de Itajaí”, explicou.
Nova Autoridade deve demorar um ano para sair do papel
Segundo a pasta, a administração do Porto de Itajaí seguirá com a Codeba até a criação da Companhia Docas de Santa Catarina, empresa pública federal que passará a ser responsável pelo complexo portuário. A estimativa do governo é criar o órgão em até 12 meses. Depois, ele terá de passar por aprovação dos órgãos competentes. “Nossa ideia é em 12 meses estruturar uma modelagem de proposta para que aquele porto possa ser independente, essa é a nossa meta”, disse.
Companhia Docas
Desde a federalização do Porto de Itajaí, que até o final do ano passado era administrado pela Prefeitura da cidade, o Governo Federal anunciou a intenção de criar uma Autoridade Portuária para gerir o complexo portuário.
O ministro revelou, ainda, que na próxima semana é esperado um anúncio voltado para o contrato de arrendamento definitivo do Porto de Itajaí. Atualmente, as operações do complexo estão sob responsabilidade da JBS, vencedora do arrendamento transitório.
Site Benews – 23/10/2025