Clima e atrasos na colheita impactam transporte de cargas por trilhos no 1º trimestre
Queda medida em TKU foi de quase 3%, segundo dados das associadas à ANTF. De janeiro a março de 2023, mais de 60% da soja e 50% da celulose exportados chegaram aos portos brasileiros por ferrovia.
A produção ferroviária das concessionárias associadas à ANTF apresentou queda de 2,9% no primeiro trimestre. A Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários registrou 78.927 milhões TKU (tonelada por quilômetro útil), ante 81.321 milhões TKU nos três primeiros meses do ano passado. De acordo com a ANTF, o resultado reflete impactos climáticos na produção e no carregamento, além de atrasos da colheita e do início da safra de produtos como a soja. Entre os principais grupos de mercadorias transportados por trilhos, a maior queda foi registrada no segmento de combustíveis (-11,3%), totalizando 1.689 milhões TKU, contra 1.903 milhões TKU no primeiro trimestre de 2022.
Nos três primeiros meses de 2023, o volume total movimentado pelas concessionárias de ferrovia associadas à ANTF, medido em toneladas úteis (TU) — revelou um crescimento de 0,2%, quando comparado ao mesmo período de 2022. Milho, açúcar e celulose foram três do produtos que registraram as maiores altas em termos de volumes de transporte. O levantamento consolida dados de produção das associadas Ferrovia Tereza Cristina, MRS Logística, Rumo, Transnordestina Logística, VLI Logística e Vale.
A segunda maior queda foi no transporte ferroviário de contêineres, que movimentou 6.780 milhões TKU, 8,7% abaixo dos 1.036 milhões TKU, na mesma base de comparação. A queda no transporte de granéis agrícolas foi de 5,1%: 17.349 milhões TKU nos três primeiros meses de 2023, contra 18.277 milhões TKU no primeiro trimestre do ano passado.
A menor queda foi nas operações minério de ferro, que transportou 52.163 milhões TKU, 2,7% abaixo do volume registrado de janeiro a março de 2022 (53.589 milhões TKU. Esse segmento manteve os 66% de participação entre todos as categorias de cargas verificadas. O setor agrícola, extração vegetal e celulose representam juntos 26%, enquanto os 8% restantes correspondem às demais categorias. A ANTF ressaltou que, apesar da redução de 2,7% do transporte por trilhos de minério de ferro no acumulado do 1º trimestre, o mês de março registrou um crescimento de 1,3% diante do mesmo mês de 2022, e de 8% na comparação com fevereiro de 2023.
Março apresentou crescimento de 19% no transporte de carga geral sobre fevereiro e, em relação a março de 2022, queda de 0,1%. Apesar da redução de 3,5% no transporte de carga geral no 1º trimestre de 2023, algumas mercadorias apresentaram crescimento significativos nesse mesmo período. Destaque para o milho (+42,5%), seguido por: açúcar (+28%); celulose (+17,4%); ferro gusa (+11%); e produtos siderúrgicos (+3%).
De janeiro a março de 2023, mais de 60% da soja e 50% da celulose exportados chegaram aos portos brasileiros por ferrovia. No caso da celulose, a participação do modal nas exportações, em milhões de TU, subiu 3,5%, enquanto no caso da soja (e farelo) houve baixa de 1,6%.
Site: Portos e Navios – 11/05/2023