Ministério da Infraestrutura premia desempenho dos portos brasileiros pelo 3º ano seguido
Edição “Portos + Brasil 2022” reconheceu eficiência da gestão de autoridades portuárias e terminais privados do país, em diversas categorias
A noite da última quinta-feira (23) foi de encontros e reencontros entre representantes do governo federal e administradores portuários do país, durante a terceira edição do “Prêmio Portos + Brasil”, promovido pelo Ministério da Infraestrutura, em Brasília (DF). A solenidade destacou o trabalho de gestores de terminais portuários, que atuam em conjunto nas esferas públicas e privadas. Iniciativa da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA/MInfra), a premiação visa estimular a busca permanente pela excelência na gestão dos portos brasileiros. A edição de 2022 trouxe uma novidade: a criação da categoria “Avanço Igap”, que se refere ao Índice de Gestão da Autoridade Portuária.
Entre os representantes do governo federal estiveram presentes o secretário nacional da SNPTA, Mário Povia, o secretário executivo do MInfra, Bruno Eustáquio, o diretor geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Eduardo Nery, e demais autoridades.
Na ocasião, Povia ressaltou que a boa gestão portuária tem caráter sistêmico. “Estamos comemorando a premiação da meritocracia, das boas práticas de governança e de transparência. Os portos são a solução de grande parte dos problemas do país”, por atuarem em soluções para as demandas do Brasil, com resiliência, trabalho e reação diante dos gargalos provocados pela pandemia.
“Temos excelência de gestão e as setas estão apontadas para cima, de Norte a Sul do país. É um momento de comemorar as boas práticas de governança, a transparência e a boa gestão dos portos”, enfatizou o secretário nacional de Portos e Transportes Aquaviários.
Os prêmios foram divididos por categorias: Ranking do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (IGAP); Avanço Igap; Execução de Investimentos Planejados; Variação do Lucro Operacional (EBITDA); Crescimento da Movimentação – Portos Públicos; e Crescimento da Movimentação TUP, que é subdividido em Granel Sólido Agrícola, Granel Sólido Mineral, Granel Líquido e Contêiner.
Porto do Itaqui leva 4 categorias
A Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), que administra o Porto do Itaqui (MA), foi a mais premiada no “Portos + Brasil 2022”, em número: apareceu em quatro categorias, de um total de cinco dedicadas aos portos públicos (veja quadro completo ao final), com destaque para o primeiro lugar no Ranking do Índice da Gestão das Autoridades Portuárias (Igap). Nesse quesito, o terminal maranhense dividiu o primeiro lugar com a empresa Portos do Paraná, que administra o Porto de Paranaguá e o Porto de Antonina (PR). Essa categoria é um indicador que avalia o nível de eficiência operacional, eficiência administrativa, manutenção de acessos aquaviários, execução orçamentária de investimentos, entre outros.
O presidente da Emap, Ted Lago, disse que a premiação serve para comprovar que é possível ter uma gestão pública de excelência, em parceria com a iniciativa privada. “Esperamos que nosso modelo de negócio possa servir de referência não só para o setor portuário, mas para o desenvolvimento de infraestrutura em todo o Brasil”, comentou o gestor, em comunicado à Portos e Navios. Já o diretor de Administração e Finanças da mesma administradora portuária, Artur Thiago Costa, salientou que as premiações do Porto do Itaqui vieram como “resultado do reconhecimento de um grande time, que abrange a equipe da Emap e todos os que atuam na comunidade portuária do Itaqui, trabalhadores portuários, operadores, arrendatários, agentes marítimos, praticagem e representantes dos órgãos anuentes”.
Segundo a Emap, a gestão do Porto do Itaqui executou, em 2021, 83,5% do orçamento planejado para o período, o que garantiu o segundo lugar nas categorias “Execução de Investimentos Planejados” e “Crescimento da Movimentação de Cargas dos Portos Públicos”, com mais de 31 milhões de toneladas de cargas movimentadas e expansão de 23%, na comparação com 2020.
Ainda de acordo com a empresa, foram 24 marcas históricas superadas no ano passado, com destaque para a soja, que bateu as 10 milhões de toneladas; os combustíveis, que chegaram às 9,9 milhões de toneladas; e os fertilizantes, com 3,3 milhões de toneladas movimentadas. Somente as cargas de granéis líquidos tiveram um aumento de 56%; os granéis sólidos cresceram 12%; e a carga geral ficou 8% acima do volume registrado em 2020. Por fim, na categoria “Variação do Lucro Operacional (EBTIDA)”, o Porto do Itaqui ficou em terceiro lugar, graças à variação de 63,2% de 2020 para 2021.
Gestão da Portos do Paraná divide 1º lugar com Porto do Itaqui
Dividindo o primeiro lugar com a Emap, a empresa Portos do Paraná, responsável pelo Porto de Paranaguá (PR) e o Porto de Antonina (PR) ficou no topo como melhor gestão portuária do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo. Para a Portos do Paraná, a categoria “Ranking do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap)” é vista como a mais importante para os gestores portuários, por atestar a capacidade de gerência dos terminais, levando em conta 15 indicadores avaliados, entre eles os índices financeiros e contábeis, de transparência administrativa, estrutura organizacional, regularidade tributária e trabalhista, além da manutenção dos acessos aquaviários.
Segundo a empresa de gestão portuária paranaense, o reconhecimento no cenário nacional dos portos de Paranaguá e Antonina vem acompanhado de uma série de recordes: entre janeiro de 2019 e maio de 2022 foram 185.023.227 toneladas de cargas movimentadas e 36 marcas batidas, incluindo o recebimento do maior navio de grãos, maior número de caminhões no pátio de triagem e maior movimentação da história. “A premiação é um reconhecimento do trabalho incansável dos funcionários da Portos do Paraná, dos trabalhadores portuários, empresários e membros da nossa comunidade. Além disso, comprova o compromisso do Governo do Estado com a excelência dos serviços prestados para todos os paranaenses”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia, em comunicado.
De acordo com Garcia, nos últimos três anos, a empresa pública Portos do Paraná investiu R$ 437 milhões nos terminais portuários paranaenses, sendo R$ 77,67 milhões somente em 2022, com recursos próprios direcionados às obras em andamento. “Entregamos o novo viaduto na BR-277, a recuperação da Avenida Bento Rocha e a ampliação do cais, com o Berço 201. A dragagem de manutenção avançou e estamos com a derrocagem da Pedra da Palangana em andamento. Além disso, nós nos tornamos o primeiro Estado do Brasil a receber autonomia para administrar os contratos de exploração, com duas áreas já leiloadas”, exemplificou.
O diretor-presidente da Portos do Paraná também destacou a abertura para investimentos privados: “Desde 2019, foram três novos terminais licitados, voltados para movimentação de celulose, veículos e carga geral, além de contratos de arrendamentos que foram renovados. Agora estamos com outras quatro áreas em processo de licitação”.
Nos próximos dois anos, os portos paranaenses de Paranaguá e Antonina devem receber aproximadamente R$ 2,3 bilhões em investimentos públicos e privados. Estão previstos os estudos e as obras do Corredor de Exportação Leste do Porto de Paranaguá, a construção do “Moegão”, exclusivo para descargas ferroviárias, além da continuação da dragagem e implantação de novos silos, armazéns e esteiras transportadoras, entre outros.
No ranking de serviços portuários do Brasil, o Porto de Paranaguá é o primeiro em importação de fertilizantes, exportação de frango congelado, óleo vegetal, soja, açúcar, carne, papel e álcool; e o segundo em movimentação geral. Já o Antonina, mesmo sendo menor em tamanho, vem se destacando na exportação de açúcar em saca e farelo de soja, além da importação de fertilizantes.
Portonave é 1ª em movimentação de TUPs e contêineres
A Portonave (SC) ficou com o primeiro lugar na categoria “Crescimento da movimentação TUPs/Contêiner”, na terceira edição do prêmio “Brasil + Portos” do Ministério de Infraestrutura. Isso decorreu da movimentação de 1.152.999 TEUs, número que levou o terminal a alcançar um crescimento histórico de 34,8%, no ano passado.“O ano de 2021 foi de muitos desafios e vitórias para a Portonave. Uma delas foi a movimentação recorde de toda a nossa história, com mais de um milhão de TEUs. Dedicamos esse prêmio ao nosso time de profissionais, que suou muito para sermos referência em qualidade e produtividade”, disse Osmari de Castilho Ribas, diretor-superintendente administrativo do terminal portuário, em comunicado.
Segundo maior porto do Brasil em movimentação de contêineres e líder na região Sul do país, o Porto de Navegantes é considerado um dos principais fomentos da economia de Santa Catarina, graças aos avanços em market share (cota ou participação de mercado). Conforme dados mais recentes do Datamar (de abril), o Portonave foi responsável por 54% dessas movimentações, naquele Estado.
Desempenho financeiro coloca Codeba no topo
A Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba), que administra os portos de Salvador, Ilhéus e Aratu, levou o primeiro lugar na categoria “Variação do Lucro Operacional (EBITDA)”, do prêmio “Portos + Brasil 2022” do Ministério de Infraestrutura, graças ao seu desempenho financeiro. O EBITDA é um índice contábil que traduz a eficiência financeira de empresas, a partir do desempenho na gestão de investimentos, custos com juros de empréstimos e geração de caixa com a atividade principal.
“É o reconhecimento de três anos de uma gestão focada no desenvolvimento da atividade portuária da Bahia e do Brasil. Temos priorizado melhorias contínuas da qualificação técnica dos nossos colaboradores, da gestão de recursos, dos investimentos em infraestrutura, práticas de ESG (sigla para Environmental, Social and Corporate Governance) e abertura de novos mercados”, comemorou Carlos Autran Amaral, diretor-presidente da Codeba, que na cerimônia de premiação foi representado pela diretora Empresarial e de Relação com o Mercado, Ana Paula Calhau.
Números mais recentes, relacionados ao desempenho da Companhia das Docas do Estado da Bahia, justificaram seu desempenho financeiro. Somente em maio, o porto alcançou a maior movimentação da história da Codeba, em comparação a igual mês em anos anteriores: os Portos Organizados (de Salvador, Aratu-Candeias e Ilhéus) movimentaram 1.213.021 toneladas, um crescimento de 8,4% a maior de 2021, quando houve a atividade de 1.119.001 de toneladas das Docas do Estado da Bahia.
Docas do Rio fica em 3º pelo avanço no índice de gestão
Administradora dos portos da cidade do Rio de Janeiro e dos municípios fluminenses de Angra dos Reis, Itaguaí e Niterói, a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) ficou em terceiro lugar na categoria estreante “Avanço do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap)”, do prêmio Portos + Brasil” do Ministério da Infraestrutura.
Novidade da premiação, o “Avanço Igap” avaliou os desempenhos da gestão dos portos brasileiros, pontuando os indicadores financeiros e contábeis, de transparência administrativa, estrutura organizacional, regularidade tributária e trabalhista, manutenção dos acessos aquaviários, entre outros. O primeiro lugar nesta mesma categoria foi para a Sociedade Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPH-RO) e a segunda posição ficou com a Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern).
O diretor-presidente da Docas do Rio, Francisco Antonio de Magalhães Laranjeira, e o diretor de Negócios e Sustentabilidade, Jean Paulo Castro e Silva, participaram da solenidade, que foi realizada no Clube Naval, em Brasília (DF), na noite desta quinta-feira (23).
“A premiação reconhece o alto nível técnico na gestão da Docas do Rio, cada vez mais alinhada às melhores práticas, e o trabalho incansável dos empregados da companhia, dos arrendatários e demais parceiros da comunidade portuária do Rio de Janeiro, comprometidos com a excelência dos serviços prestados em nossos portos. Parabéns a todos os envolvidos pela conquista”, declarou Laranjeira.
Lista completa de premiados
De acordo com a SNPTA/MInfra, os portos organizados são avaliados em áreas que apontam as melhores práticas de gestão e, consequentemente, melhores resultados. As nove categorias e os respectivos vencedores foram:
Execução de investimentos planejados
1º - Complexo Portuário de Suape (PE)
2º - Porto do Itaqui - Emap (MA)
3º - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)
Variação do Lucro Operacional (EBITDA)
1º - Companhia das Docas do Estado da Bahia (Codeba)
2º - Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)
3º - Porto do Itaqui - Emap (MA)
Ranking do Índice de Gestão da Autoridade Portuária (Igap)
1º - Porto do Itaqui - Emap (MA) e Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (APPA)
2º - Complexo Portuário de Suape (PE)
3º - Santos Port Authority (SPA) e Companhia Docas do Pará (CDP)
Avanço Igap (nova categoria na edição de 2022)
1º - Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia - SOPH (RO)
2º - Companhia Docas do Rio Grande do Norte (Codern)
3º - Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ)
Crescimento da movimentação de cargas dos portos públicos
1º - Companhia Docas de Santana - CDSA (AP)
2º - Porto do Itaqui - Emap (MA)
3º - Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa)
Crescimento da movimentação TUP
- Granel Sólido Agrícola
1º - Terminais Portuários Fronteira Norte - Terfron (PA)
2º - Terminal Bianchini de Rio Grande (TUP-TERBIAN)
3º - Terminal Portuário Bunge Alimentos
- Granel Sólido Mineral
1º - Porto de Tubarão (ES)
2º - Terminal da Ilha Guaíba (Mangaratiba/RJ)
3º - Terminal Portuário de Pecém (CE)
-Granel Líquido
1º - Terminal Portuário de Pecém (CE)
2º - Terminal de GNL - Baía de Guanabara (RJ)
3º - Terminal Aquaviário de Barra do Riacho (ES)
- Contêiner
1º - Terminal Portuário de Navegantes - Portonave (SC)
2º - Terminal Santa Clara (Rio Grande/RS)
3º - Super Terminais Comércio e Industria (Manaus/AM)
* Com informações do Ministério da Infraestrutura e das assessorias de comunicação dos portos premiados
Site: Portos e Navios- 27/06/2022
