Análise da transferência de controle da Log-In avança no Cade
Órgão antitruste emitiu certidão após prazo regimental de 15 dias sem contestação do despacho que aprovou operação de compra de ações realizada pela subsidiária da MSC.
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) emitiu, nesta segunda-feira (13), a certidão de trânsito em julgado do despacho da Superintendência Geral (SG) do órgão antitruste que aprovou a oferta pública voluntária para aquisição (OPA) do controle da Log-In Logística Intermodal realizada pela SAS Shipping Agencies Services Sàrl, subsidiária do grupo MSC.
Em comunicado, o diretor financeiro e de relações com investidores da Log-In, Pascoal Cunha Gomes, informou que não houve recursos de terceiros ou manifestação de membros do tribunal do Cade em no prazo regimental de 15 dias desta etapa, que é contado a partir da publicação no Diário Oficial da União do despacho da SG/Cade. A companhia acrescentou que manterá acionistas e o mercado em geral informados sobre as próximas etapas do processo.
No primeiro trimestre deste ano, a Log-In registrou recorde histórico, pelo quarto trimestre consecutivo, atingindo R$ 388,4 milhões — aumento de 30,9% em comparação ao mesmo período de 2021. De acordo com a companhia, a alta do receita operacional líquida no período foi determinada, principalmente, pelo aumento da receita da navegação, do melhor mix de cargas, aumento nas receitas do trade MERCOSUL das movimentações de feeder.
Outros fatores destacados pela empresa de soluções logísticas foram a entrada de novos clientes, a captação de produtos com maior rentabilidade e crescimento do volume de carga geral do TVV, entre os quais: produtos siderúrgicos, granéis e granito, compensando a redução de movimentação de contêineres, decorrente da retração de mercado. A companhia apresentou o maior lucro para o primeiro trimestre desde o início da operação: R$ 60,3 milhões.
A Log-In possui uma frota própria de sete porta-contêineres, com capacidade total de 18.050 TEUs, que oferecem serviços de navegação com rotas regulares, integrando portos brasileiros à Argentina e ao Paraguai. Recentemente, a companhia anunciou a aquisição de dois novos navios que estão em construção em um estaleiro chinês. A Log-In também administra e opera o Terminal Portuário de Vila Velha (TVV), localizado no Porto de Vitória (ES), além de dois terminais intermodais, um em Itajaí (SC) e outro no Guarujá (SP) com operações dedicadas. A companhia também investiu na aquisição da Tecmar Transportes, com objetivo de ampliar a integração dos serviços nos trechos rodoviários.
Site Portos e Navios – 14/06/2022
