Demanda reprimida por lockdown na China pode ser revertida em 2º semestre forte
A Santos Brasil enxerga, a partir da reabertura dos portos chineses, a possibilidade de um segundo semestre forte. A avaliação da empresa leva em conta uma provável demanda de extra loaders que deve acontecer por causa dessa volatilidade na cadeia de suprimentos. O presidente do grupo, Antônio Carlos Sepúlveda, acredita que, considerando que este lockdown será suspenso em algum momento ao longo deste ano, haverá um grande volume de carga represada na Ásia porque os armadores não fecharam booking.
“Existe uma demanda reprimida grande. Provavelmente, acontecerá o que aconteceu no ano passado: uma quantidade grande de extra loaders”, analisou Sepúlveda, nesta quinta-feira (12), durante teleconferência sobre os resultados do grupo no primeiro trimestre. Ele lembrou que, em 2021, a Santos Brasil recebeu cerca de 70 navios extras, com mais de 80.000 contêineres de movimentos adicionais. “Nossa expectativa é que isso se repita. Trabalhamos forte para dotar o Tecon de capacidade para conseguir repetir o que fizemos ano passado de absorver toda a fila do porto. A diferença esse ano é: mais volume, com mais preço”, acrescentou o executivo.
O diretor comercial da Santos Brasil, Ricardo Buteri, destacou que a empresa acompanha semanalmente os gargalos logísticos das saídas dos trades dos serviços da Ásia, em especial a partir do final de março, quando as medidas ficaram mais restritas no porto de Xangai, na China. “É um evento portuário pontual e isolado dentro do país, o qual vem se compensando pelos demais portos do continente: a carga está sendo desviada para outros portos chineses ou estão utilizando os bookings abertos em terminais asiáticos”, disse Buteri durante a teleconferência.
A Santos Brasil percebe que a consignação dos navios têm vindo numa baixa não muito acentuada. Buteri explicou que as saídas da Ásia estão ocorrendo com as consignações vindo entre 75% e 85%. Para o diretor, onde pode acarretar gargalo logístico é no caso de atraso da saída do porto chinês ou na chegada ao Porto de Santos. "Os investimentos pela companhia em infraestrutura e o nível de serviço com mais de 100 MPH garantem que, esse gargalo acontecendo, no segundo semestre vai trazer extra loaders e a Santos Brasil estará pronta para acomodar e desfazer o gargalo logístico que está sendo colocado", garantiu Buteri.
Site Portos e Navios – 13/05/2022
