Conversões, reparos e modernizações somam 40% das novas prioridades do FMM
Entre novos projetos de construção listados na última reunião, destaque para R$ 231,5 milhões priorizados à Bram Offshore para construção de um PSV 4.500, a ser construído no Estaleiro Navship (SC).
Os novos projetos de conversões, reparos e modernizações priorizados na 49ª reunião do Conselho Diretor do Fundo da Marinha Mercante (CDFMM), realizada em março, totalizaram R$ 296 milhões, quase 40% do total de R$ 805 milhões de 12 projetos que obtiveram novas prioridades. Outros R$ 231,5 milhões priorizados correspondem a recursos para o segmento de apoio marítimo obtidos pela Bram Offshore, do grupo norte-americano Edison Chouest. Os novos projetos para transporte de passageiros receberam um total de R$ 209,4 milhões em prioridades, seguidos pelos segmentos de carga/navegação interior, com R$ 47,9 milhões, e de apoio portuário, com R$ 20,9 milhões.
Ao todo, o CDFMM aprovou um total da ordem R$ 1 bilhão em projetos da indústria naval na 49ª reunião ordinária. Desse total, cerca de R$ 225 milhões correspondem a projetos reapresentados, com 180 dias de prazo para contratação de recursos. Na primeira ROD do ano, o conselho também autorizou a alteração de titularidade do projeto da Petrocity, aprovado em 2021, no valor de R$ 408 milhões.
Conversões
A Wilson Sons Ultratug obteve uma prioridade no valor de R$ 81,3 milhões para a conversão de 2 PSVs (Larus e Pinguim) e outra, de R$ 46,2 milhões para modernização de 4 PSVs (Fragata, Talha-Mar, Pelicano, e Atobá). Os dois serviços estão previstos para o estaleiro do grupo Wilson Sons, localizado no Guarujá (SP).
A Bram Offshore fará reparos visando a certificação de classe de 4 PSVs (Deborah Kay, Navegantes Pride, Campos Clipper e Mr. Aldo), no valor total de R$ 17,8 milhões. A empresa também tem prioridade para a conversão de outros 4 PSVs (Bruce Kay, Bram Boa Vista, Bram Buccaneer e Bram Breeze), no valor de R$ 33 milhões. Os serviços estão previstos para o estaleiro Navship, do grupo Edison Chouest, localizado em Itajaí (SC).
A Belov Engenharia fará a conversão de um PSV (Belov Mares) em OTSV (Offshore Terminal Support Vessel). O serviço será realizado no estaleiro Belov (BA) e obteve R$ 55,2 milhões de prioridade. Já a Magallanes Navegação conseguiu R$ 34,7 milhões de prioridade para a modernização de 3 PSVs (Torda, Petrel, e Skua), no estaleiro da Wilson Sons, para a troca do sistema de posicionamento dinâmico, de DP1 para DP2. A Baru Offshore conseguiu prioridade de R$ 27,5 milhões para o reparo para certificação de classe de 2 FSVs (Fast Supply Vessel), do tipo UT 4.000. As unidades Baru Serrana e Baru Tesoro serão reparadas no estaleiro Navegação São Miguel (RJ).
Construção
Entre os novos projetos de construção priorizados na última reunião, destaque para a prioridade de R$ 231,5 milhões concedida à Bram Offshore para a construção de 1 PSV 4.500, a ser construído no estaleiro Navship (SC).
A Internacional Marítima obteve duas prioridades, sendo uma de R$ 48,4 milhões para a construção de 2 ferry boats mistos, com capacidade para 800 passageiros e 80 veículos. A outra, de R$ 20,9 milhões, é voltada para construção de um dique flutuante com capacidade para 1.200 toneladas. Os serviços estão previstos para construção no estaleiro Indústria Naval Catarinense (INC).
A Amazon Green Power Logística (AGP-LOG) também obteve duas prioridades para a construção de duas embarcações, a serem fabricadas pelo estaleiro Juruá (AM). A primeira para construção de uma balsa para transporte de gás natural liquefeito (GNL) com 2000 metros cúbicos (m³) de capacidade, no valor total de R$ 26,6 milhões. A segunda, de R$ 21,4 milhões, para a construção de um empurrador fluvial movido a gás natural.
A SPHIDRO teve priorizado projeto para a construção de 14 embarcações de passageiros com estrutura em alumínio naval, sendo 2 catamarãs para passageiros de 30 metros, 6 catamarãs para passageiros de 12m, e 6 embarcações de passageiros de baixo calado. Os projetos somam R$ 161 milhões em prioridades e estão previstos para construção no Navalbras Estaleiro Naval.
A partir da publicação da resolução do CDFMM, nesta segunda-feira (2), as empresas estão habilitadas a contratar o financiamento por meio dos agentes financeiros conveniados: BNDES, Banco do Brasil, Caixa Econômica, Banco do Nordeste e Banco da Amazônia (Basa). A 50ª reunião ordinária, a segunda a ser realizada em 2022, está prevista para o próximo dia 7 de julho, com prazo limite de recebimento de novos projetos até 9 de maio.
Site: Portos e Navios – 03/05/2022
