2022-02-24
K-Line espera incrementar hub para veículos e cargas de projeto em Suape

Empresa e subsidiária Nexus apostam em custos competitivos e demanda reprimida para ampliar embarque e desembarque em navios Ro-Ro. Grupo tem intenção de trazer navio movido a GNL dedicado para essas operações no complexo pernambucano.

A K-Line e a subsidiária Nexus pretendem ampliar o embarque e desembarque de veículos, além de cargas estáticas como barcos, maquinários e guindastes em Suape (PE). Desde novembro do ano passado, o complexo portuário pernambucano vem sendo utilizado como ponto de distribuição de veículos do Mercosul para outros países das Américas. A empresa de origem japonesa, que opera navios roll on-roll off, avalia que Suape se tornou o principal ponto de exportação de lanchas, máquinas e equipamentos do Nordeste.

O engenheiro Rafael Cristelo, gerente-geral da K-Line Brasil e da Nexus, disse que a aposta na implementação de um hub de veículos no porto se baseou nos custos oferecidos e na localização geográfica de Suape, que está a cinco dias de tráfego marítimo do Canal do Panamá. Desde novembro, centenas de automóveis de passeio e utilitários vêm desembarcando em Suape, antes de seguir para outros destinos internacionais. As unidades fabricadas no Uruguai e na Argentina estão sendo transportadas para países como Colômbia, República Dominicana, Costa Rica, México e Estados Unidos.

“A pandemia criou um caos logístico no mundo e isso afetou, drasticamente, o transporte de veículos entre os países. Como resultado dos congestionamentos nos portos, escassez de mão de obra e falta de peças para produção, há uma grande demanda reprimida para navios roll on-roll off”, analisou Cristelo. Ele explicou que as características desses cargueiros, totalmente fechados, permite funcionar como um grande estacionamento vertical com várias rampas internas, ajustando a altura dos andares de acordo com o tipo de carga.

O gerente-geral da K-Line e da Nexus disse que as primeiras operações de transbordo foram de pequeno porte e que os resultados já são bastante positivos, com registro de transbordo de mais de 400 veículos em uma única operação, envolvendo marcas de diferentes montadoras. Ele destacou os entendimentos prévios e suporte da administração de Suape na implantação e desenvolvimento desse conceito de hub para essas cargas. Cristelo contou à Portos e Navios que o grupo espera repetir operação na faixa de 400 veículos já em março.

A Nexus, empresa nacional do grupo K-Line que atua no ramo logístico automotivo e de cargas de projeto, é responsável por toda operação do hub em Suape. Cristelo explicou que a subsidiária atua na exportação de barcos, cargas de projeto e maquinários, oferecendo aos clientes soluções logísticas completas desde a parte terrestre. Segundo o gerente, a Nexus dispõe de um sistema próprio, dedicado a operações de pátios e plantas, que conta com módulos integrados à operação diária, provendo visibilidade e informações em tempo real.

A movimentação de veículos em Suape foi um dos destaques do porto em 2021. O número de automóveis importados e exportados foi 20% maior em relação a 2020. De acordo com a administração do porto, esse percentual totalizou 47.841 unidades em 2021, contra 39.922 no ano anterior. Suape é a porta de saída para os veículos da Stellantis (antiga FCA), produzidos tanto na fábrica da Jeep em Goiana, Zona da Mata Norte de Pernambuco, quanto na planta do grupo em Betim (MG), tendo como destino países como Argentina e México.

O diretor-presidente do porto, Roberto Gusmão, afirmou que as operações do grupo K-Line são importantes para consolidar a vocação logística de Suape. Ele acrescentou que a prospecção de novos negócios tem resultado na atração de grandes empresas. "Nosso porto conta com diferenciais que nenhum outro tem, como localização privilegiada, profundidade e ótima estrutura moderna. Isso nos dá capacidade para ser um hub de muitas cargas. Já somos o maior distribuidor de granéis líquidos, na parte de combustível e, com essa nova operação, caminhamos para nos consolidarmos como hub de veículos para todo o país", projetou Gusmão.

O porto tem três pátios públicos para o armazenamento de veículos, que somam 227.000 metros quadrados de área e capacidade anual para 250.000 carros. Atualmente, Suape exporta carros das montadoras Fiat e Jeep, e importa da GM, Toyota e Nissan. Dois pátios são exclusivos para veículos movimentados no sistema roll on-roll off: Pátios Públicos de Veículos (PPV1 e PPV2), e outro para carga geral, o antigo Pátio de Contêineres de Suape (PCON). O PPV1 tem área de 3,6 hectares, com capacidade estática de armazenagem de 1.829 vagas. Já o PPV2 ocupa 15 hectares, com 6.504 vagas. O PCON se espalha por dois hectares pavimentados. Obras recentes incrementaram a sinalização horizontal dos pátios, que ganharão iluminação completa nos próximos meses, para que possam operar ininterruptamente.

O governo de Pernambuco destacou que a implementação do hub de veículos reforça o perfil do estado para movimentação de cargas e a presença de grandes empreendimentos. “A posição estratégica na região Nordeste só faz consolidar ainda mais o Porto de Suape na condição de hub. Para esse caso específico dos veículos será muito vantajoso para empresas que possuem matriz no exterior e no Brasil, podendo utilizar essa logística de distribuição para todas as regiões e para fora do país com um tempo muito mais reduzido”, disse o secretário de desenvolvimento econômico de Pernambuco, Geraldo Julio.

Demanda

Assim como para outras classes de navios, atualmente existe um gargalo mundial de disponibilidade de embarcações Ro-Ro no mundo, agravado pelo aumento das demandas durante a pandemia. Outro fator é que muitas empresas que operam essas embarcações estudam o desenvolvimento de novas tecnologias e os padrões de emissões e equipamentos estabelecidos pela Organização Marítima Internacional (IMO) antes de dar ordens de serviço para a construção de novas embarcações.

Cristelo acredita que o Brasil poderia ter mais competitividade para exportar mais automóveis, não fosse essa falta de espaço nos navios em todo o mundo. Ele avalia que esse gargalo ainda deve continuar por muito tempo no mundo e que Suape aliviará o transporte de veículos no Brasil. “O grande potencial dessa operação em Suape é otimizar a frota de navios da K-Line, conectando cargas de diferentes modelos e promovendo valor ao cliente e agregando valor ao serviço”, destacou. O gerente da K-Line e da Nexus considera que Suape é o único porto com esse tipo de operação ocorrendo de forma regular no Brasil, que também possui movimentos spot em alguns portos, como Rio de Janeiro e Santos. Ele acrescentou que a possibilidade de replicar o modelo de hub de veículos para outros portos brasileiros depende de uma conjuntura de fatores, como demanda e custos portuários competitivos.

A empresa também tem o desejo de futuramente operar navio movido a gás natural liquefeito (GNL) em Suape. “A K-Line anunciou a compra de 8 novos navios a gás natural e um dos desejos é trazer um navio desses dedicado em Suape, mostrando nossa preocupação com sustentabilidade. E Suape é um porto que compartilha da preocupação com esse tema”, adiantou Cristelo. A centenária K-Line opera mais de 500 navios de diversos tipos em todo o mundo.

Site: Portos e Navios – 24/02/2022


Voltar