2022-01-27
Mol realiza primeiro teste de viagem autônoma por um navio porta-contêineres

A empresa de navegação japonesa Mitsui OSK Lines (MOL) afirma ter realizado o primeiro teste marítimo do mundo de um porta-contêineres autônomo não tripulado.

O teste ocorreu com o porta-contêineres "M/V Mikage", construído em 2015 e operado pela Imoto Lines, nestas segunda e terça-feira (24 e 25). O navio partiu do porto de Tsuruga, na província de Fukui, no Japão, chegando ao porto de Sakai, na província de Tottori, percorrendo uma distância de algumas centenas de quilômetros.

Foi utilizado o sistema autônomo de controle de operação de navios da Mitsui E&S Shipbuilding, levando em consideração uma série de variáveis, incluindo localização do navio, elementos externos como vento, marés e corrente, elementos de manuseio de navios e regras e regulamentos de navegação.

Os dados sobre outros navios e obstáculos na rota foram coletados por um sistema autônomo de integração de informações circundantes desenvolvido pela Furuno Electric, que mede e exibe posições, velocidade, tipos de navios próximos e posição de obstáculos e detritos usando radar, AIS e câmera imagens.

O navio também realizou atracação e desatracação autônoma, usando sensor de suporte de atracação e desatracação desenvolvido pela Furuno Electric, que inclui equipamentos que calculam e exibem visualmente distâncias relativas precisas e ângulos relativos entre o píer e o casco a partir de informações coletadas por equipamentos que incluem câmera e gps.

A amarração automatizada foi outro elemento do projeto. Durante o teste no mar, um drone foi usado medir a linha de elevação até o píer, em vez de ser lançado por um membro da tripulação.

O teste foi realizado como parte do projeto de navio não tripulado Meguri2040 liderado pela Fundação Nippon, que no início deste mês também testou a operação de uma balsa autônoma.

Site Portos e Navios – 27/01/2022


Voltar