Porto do Açu ingressa como membro associado da IALA
Organização técnica internacional estabelece diretrizes seguidas mundialmente na área de auxílio à navegação, englobando VTS e sinalização náutica.
O Porto do Açu (RJ) ingressou oficialmente, este mês, na Associação Internacional de Auxílios à Navegação (IALA, da sigla em inglês). A entidade técnica internacional estabelece as diretrizes seguidas mundialmente na área de auxílio à navegação e reúne as principais autoridades marítimas, fabricantes de equipamentos e portos do mundo. A administração do porto destacou que o Açu é o único porto da América do Sul a fazer parte da organização técnica internacional que estabelece as diretrizes seguidas mundialmente na área de auxílio à navegação, englobando VTS (serviço de tráfego de embarcações) e sinalização náutica.
O gerente de operações marítimas da Porto do Açu Operações, empresa responsável pela administração portuária do Açu, Mario Rodrigues, afirmou que o porto é referência técnica em gestão de operações marítimas na América do Sul, o que abrange o Centro VTS e toda a infraestrutura náutica, composta por sinalização, sistemas meteoceanográficos, definição de parâmetros operacionais, operações com rebocadores e praticagem, além de centro náutico e gestão do canal de navegação. “Com o ingresso na IALA, poderemos participar das principais discussões e decisões sobre o auxílio à navegação do mundo”, disse Rodrigues.
Em dezembro, o porto instalou um novo radar VTS, com investimento da ordem de R$ 1 milhão, aproximando o centro VTS do Açu ao mesmo nível tecnológico a outros modernos centros VTS do mundo. Também no mês passado, a Marinha do Brasil renovou a licença de operação do centro VTS do Porto do Açu após a realização de visita técnica. Para 2022, o Porto do Açu se prepara para as alterações nas normativas nacionais e internacionais relacionadas ao serviço VTS previstas.
O novo radar, fabricado pela empresa dinamarquesa Terma e comissionado pela finlandesa Wärtsilä, amplia a qualidade das informações integradas aos sistemas VTS, com maior qualidade em imagem, maior alcance, melhor nível de detecção de alvos e melhor integração ao sistema Navi Harbour da Wärtsilä utilizado pelo Porto do Açu. O equipamento conta com transmissor em estado sólido, que garante uma transmissão contínua e estável do pulso radar, aumentando a qualidade de detecção dos alvos, além de redundância integrada.
Os dois transmissores operando em paralelo buscam garantir a continuidade do serviço mesmo na falha de um dos transmissores. Além do radar, foram feitos investimentos para aquisição de novos e modernos equipamentos meteoceanográficos, ampliando a disponibilidade de dados de ondas, correntes, ventos, visibilidade e maré no porto.
Em março de 2021, o Porto do Açu integrou seu Centro VTS ao Centro de Operações e Respostas a Emergências (CORE), passando a ter uma estrutura integrada para a segurança da navegação, segurança patrimonial, gestão de riscos operacionais e emergências. O Açu também participou de ações entre portos nacionais para melhorar a operação da sinalização náutica, migrando do conceito de manutenção para o de gestão, com planejamentos de longo prazo, desenvolvimento de novos processos e aquisição de novas tecnologias. Com a indisponibilidade de cursos oferecidos no Brasil para certificação de operadores VTS conforme normas internacionais, o Açu recorreu a cursos no exterior, em formato online, para a capacitação e desenvolvimento dos profissionais da área.
A IALA reúne as principais autoridades marítimas, fabricantes de equipamentos, consultores, instituições de treinamento e portos do mundo, como Antuérpia, Roterdã e Singapura. No Brasil, além do Porto do Açu, fazem parte da IALA a Marinha do Brasil e o Conselho Nacional de Praticagem (Conapra).
Site Portos e Navios – 25/01/2022
