Centro logístico em Salvador é homologado como Redex
Unidade responsável pela armazenagem de cargas de exportação atendidas pelo Tecon Salvador poderá realizar desembaraço de mercadorias em zona secundária e não-alfandegada.
A Receita Federal homologou o centro logístico da Wilson Sons em Salvador (BA) para operar como recinto especial para despacho aduaneiro de exportação (Redex). A unidade é responsável pela armazenagem das cargas de exportação atendidas pelo Tecon Salvador, terminal de contêineres do Porto de Salvador. A carga poderá sair desembaraçada do centro logístico num trajeto de 15 quilômetros até o Tecon. O centro fará o desembaraço aduaneiro da carga por meio de conferência remota por parte da autoridade competente.
A empresa acredita que a modalidade vai dar mais agilidade, segurança e comodidade à operação logística para indústrias e empresas de exportação, clientes do porto. A unidade poderá realizar serviços especiais de manuseio e armazenagem, conforme necessidade de cada exportador. O recinto especial será utilizado para otimização de notas fiscais para estufagens e da logística de expedição, com maior prazo para coordenação prévia da abertura do gate no porto; segurança na antecipação de recepção e do despacho aduaneiro; e redução de riscos e custos de armazenagem na zona primária, dado o atual cenário logístico internacional.
O Tecon Salvador aposta que será uma alternativa que atende às necessidades de alguns perfis de exportadores do Nordeste, que almejam soluções similares para otimizar as suas operações logísticas. “Esse é o caminho para o fortalecimento e expansão dos negócios, além da melhoria focada na experiência do cliente, que traz novos rumos e celeridade para a ascensão do mercado de exportação do Nordeste perante o mundo”, avaliou o diretor comercial do Tecon Salvador, Marcelo Neme.
As exportações representam 29% do total movimentado pelo Tecon anualmente. No primeiro semestre, foram embarcados 41.998 TEUs. Entre as cargas mais frequentes estão celulose e papel, produtos químicos e pneus. A administração do terminal destacou que foi concluída a duplicação de cais e retroárea adicionais, parte da expansão da unidade portuária. O Tecon Salvador possui três STS New Panamax, três guindastes super post-panamax, três STS Panamax e 16 RTGs elétricos.
Site Portos e Navios – 05/10/2021
