2021-09-27
Indústria calçadista exporta 75,2 milhões de pares até agosto e segue em ritmo de recuperação

Depois de um ano de perdas históricas, a indústria calçadista segue em franca recuperação. Dados elaborados pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) indica que no acumulado de janeiro a agosto, as fábricas de calçados somaram o embarque de 75,2 milhões de pares, que geraram US$ 541,34 milhões, incrementos de 33,4% em volume e de 23,9% em receita na relação ao mesmo período de 2020. No comparativo com janeiro e agosto de 2019, em pares a queda é de apenas 0,2%.

De acordo com o presidente-executivo da Abicalçados, Haroldo Ferreira, existe um processo de recuperação do mercado internacional puxado pelos Estados Unidos, principal destino do calçado brasileiro no exterior. “A expectativa é de um crescimento na casa de 13%. No segundo semestre, em função da base do ano passado já estar mais estabilizada, os crescimentos são menos expressivos. Mesmo com o crescimento de 2021, devemos ficar aquém dos resultados pré-pandemia, em 2019”, afirma Ferreira. Para ele, o preço alto dos fretes e a falta de contêineres, problema de logística que tem afligido muitos armadores não só no Brasil, como em todo o mundo, pode aumentar o preço dos produtos. “Existe um encarecimento da questão logística a partir do preço dos contêineres. Não existe outra alternativa a não ser repassar, o possível, para o produto”, lamenta.

O Porto de Rio Grande, um dos principais portos utilizados pelo setor para escoar a produção para o exterior, tem pensado em soluções para o problema da falta de Contêineres. “Esse é um problema global, e não é diferente para o Rio Grande. Ainda assim, podemos citar que o terminal desenvolve projetos de importação de fertilizantes em contêineres, carga tradicionalmente importada em navios graneleiros. Esse tipo de operação viabiliza o reposicionamento de contêineres no Tecon Rio Grande que normalmente viriam vazios. Em 2021 já recebemos 1.222 TEU de fertilizantes”, conta Paulo Bertinetti, diretor presidente do Tecon Rio Grande. No porto gaúcho, a exportação de calçados teve alta de 24% nos últimos oito meses, em comparação com o mesmo período de 2020.

Site: Portos e Navios – 27/09/2021


Voltar