Aquisição de 21 novas boias aumenta a segurança no Porto de São Francisco do Sul
O Porto de São Francisco do Sul está mais seguro. Foram adquiridas 21 novas boias de sinalização que juntas custaram cerca de R$ 4,9 milhões. A maior parte das estruturas foi fabricada pela Empresa Sináutica, também situada na cidade de São Francisco do Sul (SC).
São 15 boias articuladas, para sinalizar a entrada do Porto no canal externo; três boias BL1, para alertar sobre perigos isolados e três boias BLE ou cardinais. Todas já foram entregues.
Elas não terão movimentação, deslocamento com variação de posição. Assim, deixará os navegadores do canal de acesso seguros para ficarem próximos aos sinais náuticos luminosos. A troca para as boias BLE é focado em obter altura visual dimensionada próxima às articuladas, por ser mais robusta e segura para a visibilidade do navegante.
O modelo Articulado combina a vantagem de uma estrutura fixa com a praticidade das boias flutuantes. Ela é fixada numa poita de concreto de 12 toneladas conectada a uma haste vertical de aço carbono galvanizado "a fogo", que se estende além da superfície do mar, sustentando o sinal náutico, suas hastes ficarão visíveis a uma altura de nove metros acima do nível da água. Atualmente, as boias aparecem com 2,5 metros acima da água. A instalação fixa da boia articulada evita o deslocamento e possibilita um canal de navegação muito mais largo e melhor sinalizado, levando maior segurança aos usuários.Confeccionada em material misto (aço carbono e polietileno), proporciona durabilidade e baixa manutenção.
De acordo com o Gerente de Apoio Marítimo do Porto de São Francisco do Sul, Eduardo Mendes, a diferença técnica entre as boias antigas e as novas é o aumento considerável da visibilidade. As novas boias terão um ponto focal mais alto e com maior visibilidade vertical e horizontal, levando em conta sua fixação direta ao dispositivo de fundeio. “O lampejo dos novos instrumentos alcançará aproximadamente 10 milhas náuticas, equivalente a 18 quilômetros. Hoje, a luz chega a cerca de três milhas náuticas. Com as novas alterações, o canal de acesso ao Porto de São Francisco do Sul terá boias adequadas, que aumentarão a segurança da navegação diurna e noturna”, explica Mendes.
A instalação deverá estar concluída até o fim do ano e contou com a aprovação da Diretoria de Hidrografia e Navegação da Marinha do Brasil. O Gerente de apoio Marítimo do porto destaca ainda que a otimização do trabalho é um fator determinante para a aquisição do novo equipamento. “A implantação do projeto ao longo dos 17 quilômetros do canal aumentará a segurança da sinalização náutica do Porto de São Francisco, melhorando significativamente a observação por parte dos navegantes e agilizando as operações dos navios”, finaliza.
Site: portos e Navios – 21/09/2021
