2026-03-31
Bahia Export reúne lideranças para debater infraestrutura

Evento reúne autoridades e especialistas para discutir os caminhos do desenvolvimento econômico e logístico da Bahia

Salvador será palco de um dos principais encontros sobre logística, infraestrutura e desenvolvimento econômico do país. O Bahia Export acontece nos dias 9 e 10 de abril, na sede da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), reunindo autoridades, especialistas e representantes do setor produtivo.

A programação inclui painéis sobre os desafios da infraestrutura de transportes, o avanço da mineração no estado, o papel do agronegócio nas cadeias produtivas e os impactos das energias renováveis no crescimento econômico baiano. O evento também abordará temas estratégicos como sustentabilidade, multimodalidade e financiabilidade dentro da agenda InfraESG.

O credenciamento começa às 8h30 no primeiro dia. As atividades seguem até o dia 10, com encerramento previsto para 12h45.



PROGRAMAÇÃO (sujeita a alterações)

9 | ABRIL

8h30 – Credenciamento e boas-vindas

9h00 – Sessão solene de abertura com autoridades convidadas

10h00 – Palestra especial do exmo. sr. Governador do Estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues – A CONFIRMAR

10h30 – Intervalo

10h45 – Painel 1: Desafios da infraestrutura de transportes na Bahia

Moderação: Núria Bianco, Diretora de Inteligência de Mercado do Grupo Brasil Export

Debatedores

* José Demétrius Moura, Diretor de Relações com o Mercado da Companhia das Docas do Estado da Bahia (CODEBA)

* Roberta Carvalhal, Diretora Jurídica e de Relações Institucionais da Wilson Sons

* Roberto Oliva, Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira dos Terminais Portuários (ABTP)

Demais participantes a confirmar

11h45 – Palestra especial

12h30 – Encerramento do período da manhã

14h00 – Apresentação de Henrique Carballal, Presidente da Companhia Baiana de Produção Mineral (CBPM)

14h20 – Painel 2: A nova fronteira mineral e o protagonismo do estado da Bahia

Moderação: Georgina Maynart, Apresentadora e Repórter da Rede Bahia

Debatedores

* Anderson Arruda, Diretor do Departamento de Transformação e Tecnologia Mineral do Ministério de Minas e Energia

* Marcelo Silvestre, Diretor-Presidente da Galvani

* Milson Mundim, Country Manager da Atlantic Nickel no Brasil

15h20 – Painel 3: Agronegócio e as cadeias produtivas da Bahia

Moderação: Andreia Silva, Apresentadora e Repórter da Rede Bahia

Debatedores

* Cristina Gross, Diretora financeira da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA)

* Eduardo Sales, Deputado Estadual pelo estado da Bahia

* Guilherme Moura, Vice-Presidente da Federação da Agricultura do Estado da Bahia (FAEB)

* Waldyr Promicia, Presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas (Abrafrutas)

16h20 – Intervalo

16h50 – Apresentação especial: Wanger Alencar Rocha, Diretor Financeiro e de Crédito do Banco do Nordeste do Brasil (BNB)

17h15 – Painel 4 – InfraESG: Multimodalidade, sustentabilidade e financiabilidade

Moderação: Mariana Pescatori, Diretora Regulatória e Institucional da Hidrovias do Brasil

Debatedores

* André Salcedo, CEO da Motiva

* Fabio Marchiori, CEO da VLI

* Felipe Queiroz, Diretor da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

* Luís Perin, Diretor de Desenvolvimento de Negócios da Ever Air Mobility

18h15 – Apresentação especial

18h45 – Encerramento das atividades do dia

10 | ABRIL

8h00 – Credenciamento e boas-vindas

8h30 – Painel 5: Impacto das energias renováveis e dos investimentos em sustentabilidade no PIB da Bahia

Moderação: Luciana Fialho, Jornalista

Debatedores

* Eduardo Sodré, Secretário do Meio Ambiente do Estado da Bahia

* Marcelo Lyra, Vice-Presidente de Comunicação, Relações Institucionais e ESG da Acelen

* Cristina Wadner, Advogada e especialista em Direito Marítimo, Portuário, Aduaneiro e Direito Processual Civil 

* Raissa Pimentel, Doutora e mestre em direito e sustentabilidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

* Vladson Menezes, Diretor-Executivo da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB)

9h30 – Apresentação de Luiz Gavazza, Diretor-Presidente da BahiaGás

9h45 – Apresentação especial do candidato ao Governo do Estado da Bahia, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto – A CONFIRMAR

10h00 – Intervalo

10h15 – Apresentação do exmo. sr. Prefeito de Salvador, Bruno Reis

10h30 – Painel 6: Baía de Todos os Santos

11h30 – Apresentação de Marcus Cavalcanti, Secretário-Especial do PPI

12h00 – Palestra magna de encerramento

12h45 – Encerramento

Site Benews – 31/03/2026


Voltar