2025-12-16
ApexBrasil inaugura sede própria e celebra marco histórico

A ApexBrasil inaugurou nesta segunda-feira (15) uma sede própria e celebrou a abertura de 500 novos mercados internacionais

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) inaugurou nesta segunda-feira (15) a sua sede própria, em Brasília, com a presença do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. O evento também celebrou a abertura de 500 novos mercados internacionais no período entre 2023 e 2025.

Desde sua criação oficial em 2003, a ApexBrasil sempre funcionou em imóveis alugados. Agora, pela primeira vez, a Agência contará com uma sede própria, concebida sob medida para atender às suas necessidades institucionais e estratégicas. “Esta sede própria é mais que uma mudança física. Ela representa uma conquista de anos. Vai trazer uma economia estrutural, modernização institucional e a conexão da Apex com a população. Estamos muito felizes de abrir este espaço para as pessoas e reforçar o papel da ApexBrasil como agencia dissemina e impulsiona a imagem comercial do Brasil para o mundo”, destaca Jorge Viana.

A sede, com 17 mil m², será aberta à população e terá espaço multiuso com atividades culturais e artísticas. Ela fica no edifício Lotus 903, que conta com arquitetura contemporânea e paisagismo de Burle Marx.

Novos mercados

A Apex ressaltou que o Brasil encerra 2025 celebrando um avanço histórico: a abertura de 500 novos mercados internacionais para produtos nacionais. “Chegamos aos 500 novos mercados para os produtos brasileiros. Este marco representa mais de US$ 3,4 milhões para as empresas brasileiras que estão exportando nessa nova política do governo do presidente Lula”, afirmou o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro.

São mercados abertos em mais de 80 países, com um potencial de exportação superior a US$ 37,5 bilhões por ano, segundo estimativas do MAPA. Cada país pode habilitar diversos tipos de produtos. Entre os itens incluídos nessa expansão, destacam-se carnes, algodão, frutas, pescados entre outros.

Entre 2023 e 2025, o esforço conjunto entre ApexBrasil, MAPA e MRE resultou em mais de 170 ações internacionais em 42 países, alcançando US$ 18 bilhões em negócios projetados e atendendo mais de três mil empresas brasileiras. No período, foram realizadas 19 missões oficiais presidenciais e 5 vice-presidenciais, ampliando conexão com mercados prioritários. Segundo o presidente da Agência, a expansão demonstra o quanto o Brasil é competitivo e está pronto para aproveitar novas oportunidades em diferentes regiões do mundo.

Até outubro de 2025, ApexBrasil registrou um recorde histórico de 20.754 empresas apoiadas, sendo 66% delas de micro, pequenas e médias, com foco ampliado nas regiões Norte e Nordeste, reforçando a descentralização das ações de promoção comercial.

Site Benews – 16/12/2025


Voltar