APS prorroga descontos tarifários para “navios verdes” por mais 90 dias
Desconto aplicado para práticas de sustentabilidade e embarcações que emitem menos gases poluentes está em vigor desde 2023
A Autoridade Portuária de Santos (APS), empresa pública que administra o Porto de Santos (SP), anunciou nesta semana que prorrogou, por mais 90 dias, descontos tarifários para os chamados “navios verdes”, embarcações que emitem menos gases poluentes na atmosfera. O desconto aplicado pela companhia está em vigor desde 2023, em iniciativa da atual gestão do complexo portuário santista.
Segundo a APS, os descontos são dados para embarcações com cadastro e pontuação/score positivo no Índice Ambiental de Navios (Environmental Ship Index – ESI), da Organização Marítima Mundial (IMO, na sigla em Inglês), e podem chegar a 15%. Aplicam-se ao uso das infraestruturas de acesso aquaviário, cobradas por tonelagem de porte bruto da embarcação.
A companhia que administra o Porto de Santos afirmou que a aplicação de descontos tarifários é uma das alavancas no esforço no combate ao risco climático. Atualmente, o setor marítimo responde por 80% do comércio mundial e 3% das emissões globais de gases de efeito estufa (GEE), segundo dados divulgados pela IMO.
A APS reiterou que o Porto de Santos busca liderar a transição energética no setor aquaviário nacional.
Conforme divulgado no mês passado, os navios e terminais que adotam práticas de sustentabilidade em suas operações, conseguiram garantir descontos que chegam a valores superiores a R$ 40 milhões, desde 2023. Somente neste ano, a quantia é de R$ 16,8 milhões.
“São receitas que a APS abre mão de arrecadar para incentivar terminais a produzirem o inventário completo de suas emissões de gases de efeito estufa, além do detalhamento da matriz energética. Navios verdes que atendem a normas internacionais de emissões de carbono e níveis de ruído também são beneficiados”, disse a companhia.
Site Benews – 10/12/2025
