2025-12-05
TCP atinge 1,5 milhão de TEU e supera marca anual com antecedência

Terminal de Paranaguá chega ao volume recorde ainda em novembro e mantém trajetória de crescimento nas operações de exportação e importação

A TCP, empresa que administra o Terminal de Contêineres de Paranaguá (PR), atingiu a marca de 1,5 milhão de TEU movimentados em 2025. O volume foi alcançado ainda em novembro e com 20 dias de antecedência em relação ao desempenho de 2024, quando o terminal se tornou o terceiro do país a superar esse patamar anual de operações. O novo recorde foi registrado durante as atividades de carga no porta-contêineres CMA CGM Rodolphe, embarcação de 299 metros de comprimento, 48 metros de boca e capacidade para 9.400 TEU.

“O volume movimentado de 1,5 milhão de TEU ainda em novembro está em linha com as projeções de crescimento de 5% para este ano, e reflete o comprometimento e profissionalismo da equipe do Terminal e do apoio da autoridade portuária, da Marinha e da praticagem de Paranaguá. Hoje, a TCP é um eixo fundamental para a corrente de comércio brasileira, pois é o maior terminal portuário em movimentação na Região Sul do país e o terceiro maior do Brasil”, destaca o superintendente institucional e jurídico da TCP, Rafael Stein.

De acordo com o balanço mais recente, referente ao período de janeiro a outubro, o terminal exportou 557.755 TEU, crescimento de 5% puxado sobretudo por cargas do agronegócio, como carnes e congelados, madeira, feijão e gergelim. Nas importações, o volume chegou a 546.880 TEU, alta de 2% na comparação anual, com desempenho relevante dos setores automotivo, químico, de eletrônicos e de maquinário.

Neste mês de novembro, a Portos do Paraná homologou a portaria nº 224/2025, que ampliou o calado operacional do canal de acesso ao Porto de Paranaguá de 12,80 metros para 13,30 metros no caso dos navios porta-contêineres. A decisão se baseou em estudos de simulação contratados pela TCP e realizados em setembro no Tanque de Provas Numérico da Universidade de São Paulo. Segundo estimativa técnica, o acréscimo de 50 centímetros no calado pode elevar a capacidade de transporte em 400 TEU cheios por embarcação.

“A conclusão das obras de derrocagem e o aumento da profundidade do calado operacional permitirá que os navios que trafegam pelo Porto de Paranaguá e chegam ao Terminal transportem mais carga por viagem, o que se traduz em maior eficiência para exportadores, importadores e para os armadores. Os resultados desta medida serão observados nos próximos meses e devem impulsionar ainda mais o crescimento das movimentações em 2026”, explica Stein.

Desde 2024, o calado operacional do canal de acesso ao porto passou de 12,10 metros para 13,30 metros, um acréscimo de 1,20 metro, o que representa um ganho potencial de até 960 TEU cheios por navio.

Os avanços registrados no Terminal ocorrem após uma sequência de investimentos acumulados nos últimos cinco anos, período em que mais de meio bilhão de reais foram destinados à modernização da infraestrutura e à aquisição de equipamentos. Para sustentar o plano de descarbonização e a ampliação da capacidade de contêineres refrigerados, a TCP instalou, em 2023, uma subestação de energia isolada a gás. No ano seguinte, inaugurou o maior pátio reefer da América do Sul, com 5.268 tomadas. Em setembro de 2025, a empresa atingiu 44% de participação nas exportações de carne de frango e 30% nos embarques de carne bovina.

Fontes renováveis

As operações do terminal também passaram a utilizar exclusivamente energia elétrica proveniente de fontes renováveis desde 2022, o que garantiu o certificado I-REC pelo terceiro ano consecutivo. Um projeto piloto de eletrificação de três guindastes RTG reduziu em 97% as emissões de gases de efeito estufa na operação de cada equipamento. A renovação do parque de máquinas incluiu a aquisição de 17 Terminal Tractors e 11 RTG, elevando o total para 69 TTs e 40 guindastes.

“O sucesso do plano de investimentos da TCP pode ser observado nos resultados obtidos nos últimos anos e reforçam a estratégia da companhia, que seguirá atuando para tornar o Terminal de Contêineres de Paranaguá uma referência global em gestão e eficiência na logística portuária”, conclui Stein.

Site Benews – 05/12/2025


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