Parceria com a Aliança impulsiona distribuição de produtos pet via cabotagem
Operação de cabotagem da Aliança impulsiona a distribuição de produtos pet
A Mars, empresa do segmento pet, destacou recentemente as vantagens da cabotagem para a distribuição dos seus produtos no país. A companhia explicou que na Aliança Navegação e Logística, empresa da A.P. Moller–Maersk se tornou uma aliada estratégica para ampliar sua capilaridade, reduzir custos e avançar em suas metas globais de sustentabilidade.
Segundo a empresa, desde 2014, quando iniciaram a operação conjunta no segmento pet, a cabotagem se tornou protagonista da logística nacional da empresa de alimentos, proporcionando reduções de custo de até 30%, em rotas-chave, além de ganhos relevantes em segurança e impacto ambiental. Hoje, este modal é responsável por atender uma extensa malha no Norte e Nordeste.
“Mais do que ganhos operacionais, essa operação representa uma verdadeira mudança de mentalidade logística dentro da Mars. Em algumas rotas, o uso da cabotagem representa uma redução de até 30% nos custos logísticos, especialmente no transporte de produtos mais sensíveis. Via cabotagem, transportamos ração seca e agora também ração úmida além de matéria-prima”, revela Alex Schenk, Gerente de Logística da Mars Pet Nutrition no Brasil.
Em 2025, a marca planeja novas rotas, incluindo sua expansão para regiões como Bahia, Piauí e Maranhão com o uso de contêineres dry.
Segundo Luiza Bublitz, presidente da Aliança Navegação e Logística, “atualmente, a cabotagem representa 12% dos transportes realizados no Brasil e há muito espaço para crescer. É um modal que tem se consolidado como uma solução confiável, segura e escalável, com índice zero de roubo e avarias mínimas”.
A adoção da cabotagem também reforça o compromisso global da Mars com a sustentabilidade. A companhia, que movimenta com a Aliança mais de 1K TEUS (contêiner de 20 pés) ao ano, tem a meta de ser neutra em carbono até 2030 e atingir emissões líquidas zero até 2050.
Esse objetivo está diretamente alinhado à estratégia da Aliança, que, como parte do grupo Maersk, trabalha para ser uma empresa net zero até 2040, com investimentos robustos em soluções logísticas para reduzir emissões de gases de efeito estufa (GEE). “A operação com a Aliança tem papel central nesse plano. Até o fim de 2025, a Mars pretende transportar via cabotagem 25% de todo o volume movimentado no Brasil — percentual que pode crescer ainda mais com a ampliação do acesso a novos portos e o fortalecimento da logística inland”, complementa Alex Schenk.
Site Benews – 02/12/2025
