2025-11-27
Ipem-SP realiza painel sobre competitividade portuária em Santos

Encontro debaterá desafios operacionais e gargalos que geram custos e atrasos

O Porto de Santos, maior complexo portuário da América Latina, movimenta diariamente toneladas de mercadorias que abastecem o Brasil e chegam a diversos países. Toda essa operação depende de precisão: balanças que pesam cargas, medidores de combustível, sistemas de certificação. Quando algo falha nessa situação, os prejuízos se multiplicam em custos e atrasos. Pensando nesse cenário e para enfrentar esses desafios e tornar o porto ainda mais competitivo, diversos especialistas e autoridades se reunirão nesta quinta-feira (27) em Santos para discutir soluções práticas.

O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) vai realizar das 9 às 13 horas, o 1º Painel Setorial com o tema Infraestrutura da Qualidade e Competitividade Portuária: Do Debate à Ação. O evento acontece na sede da Associação Comercial de Santos (ACS), localizada na Rua XV de Novembro, 137, Centro Histórico. Para os interessados, o evento será aberto ao público e as inscrições gratuitas são realizadas por meio do site: https://bit.ly/ipemsp.

A iniciativa busca debater os desafios operacionais e identificar gargalos que geram custos e atrasos nas áreas de metrologia. Participarão do painel o secretário da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo, Fábio Prieto; o presidente da Associação Comercial de Santos, Mauro Sammarco, e o presidente do Ipem-SP, Marcos Heleno Guerson de Oliveira Junior.

“Com este painel setorial, o Ipem-SP reafirma seu compromisso de atuar de forma colaborativa com o setor portuário, que é um dos pilares da economia nacional. Nosso objetivo é transformar diagnósticos em ações concretas, fortalecendo a Infraestrutura da Qualidade e contribuindo para um ambiente mais eficiente, competitivo e seguro para todos que operam no Porto de Santos”, afirma o presidente Marcos Heleno.

SOLUÇÕES

Voltado ao setor portuário, o evento pretende posicionar o Porto de Santos na vanguarda da eficiência e da inovação. O painel reunirá setor privado, agências reguladoras e especialistas para construir uma agenda de ações concretas.

Entre os temas discutidos, serão abordados casos práticos e desafios operacionais, com atenção para os gargalos que geram custos e atrasos nas áreas de metrologia, normalização e avaliação da conformidade.

Também entrarão em pauta as soluções inovadoras, como a digitalização de certificados e a integração de dados de medição, além do estabelecimento de compromissos práticos entre os participantes.

Site Benews – 27/11/2025


Voltar