2025-11-26
Brasil Export abre fórum inédito sobre minas e energia

Painéis discutem impactos da COP30, cenários globais de energia e perspectivas de exploração na Margem Equatorial e na Bacia de Santos

O Grupo Brasil Export estreia, nesta terça-feira (25), um novo eixo de debates ao realizar, pela primeira vez, um fórum dedicado exclusivamente ao setor de minas e energia. O Fórum Brasil Export Minas e Energia acontece hoje e amanhã, a partir das 9 horas, no Hotel Meliá Brasil 21, em Brasília, com transmissão pela TV BE News. A iniciativa marca a ampliação do escopo temático do grupo, que há duas décadas promove discussões nacionais sobre portos, estradas, ferrovias, hidrovias, aeroportos e sistemas logísticos de infraestrutura.

A proposta é aprofundar o diálogo sobre desafios e tendências de um segmento que ganha centralidade nas políticas públicas e no ambiente empresarial. A nova frente tem a parceria da Frente Parlamentar de Petróleo, Gás e Energia (FREPPEGEN), por meio do Instituto de Petróleo, Gás e Energia (IPEGEN), e reúne autoridades públicas, especialistas, juristas, representantes de agências reguladoras e lideranças empresariais. Para Fabrício Julião, CEO do Grupo Brasil Export, a expansão é consequência da trajetória construída ao longo de 20 anos. “Depois de consolidarmos discussões sobre portos, logística, rodovias, ferrovias, hidrovias e aeroportos, avançar para o setor de minas e energia era um passo esperado”, afirma.

O primeiro debate do dia aborda “COP30 | Consequências, desafios e propostas para o setor de petróleo, gás e energia”, sob moderação de Bruno Merlin, diretor de Comunicação do Grupo Brasil Export. Participam o deputado federal Adail Filho, Ângelo Maranho (Grupo ATEM), Flávio Vieira da Silva (PortosRio), Marcelo Moraes (Abiape) e Thalita Cássia (VIBRA).

Às 11 horas, o segundo painel discute “Demanda global, sustentabilidade e a geopolítica da segurança energética”, com moderação de Núria Bianco, diretora de Inteligência do grupo. A mesa reúne o deputado federal Coronel Assis, Carlos Augusto Cordovil (Abrabunker), Filipe Sampaio Cunha (IRIS), Luiz Carlos Ciocchi (WEC Brasil) e Marcos Cid de Araújo (OSX Brasil).

A programação retorna às 15 horas com o tema “Implicações da adição energética: courtailment, projetos e financiamentos”, que terá a participação do deputado federal General Girão, Luciano Lindemann (FTI Consulting), Marcello Cabral (ABEEólica), Renato Santos de Souza (BNDES) e Sérgio Brasil (Renova Energia).

Às 16 horas, o fórum promove o debate jurídico “Regulação, Convenções Internacionais e a Formação de Marítimos: Desafios e Avanços para o Setor Marítimo e de Óleo & Gás”, moderado por Jacqueline Wendpap, diretora Executiva da Praticagem do Brasil. Estão confirmados Luiz Carlos Calvo dos Santos Junior (Marinha do Brasil), Dino Antunes Batista (Syndarma/ABEAM), Iwan Jaeger (Kincaid | Mendes Vianna Advogados) e Marcos Vinícius Lisboa Brandão (Grupo ABL).

O quarto painel, às 17h30, discute “Combustível Legal | Boas práticas na comercialização de combustíveis no Brasil”, com participação de Daniel Maia Vieira (ANP), do deputado federal Ubiratan Sanderson e de Abel Leitão (Brasilcom). O encerramento do primeiro dia está marcado para 18h30, em sessão solene conduzida por Fabrício Julião.

No dia 26, às 11h30, ocorre o último painel do Fórum Brasil Export Minas e Energia, que tratará de “Novos potenciais de exploração | Margem Equatorial, Bacia de Santos, Campos e Pelotas”. Participam o deputado federal Gabriel Mota, Adriana Queiroz Ramos (EPE), Jeff Martins (TPAR), Thiago Lemgruber (Hidroclean) e Pedro Calmon Neto (PCFA Advocacia). O encerramento geral está previsto para 12h30.

Site Benews – 26/11/2025


Voltar