Santos Brasil está entre as melhores em ranking mundial de crescimento sustentável
Empresa ocupa o 177º lugar geral e a segunda posição no setor de transporte, logística e aviação na lista da revista TIME
A Santos Brasil integra o ranking da segunda edição anual do World’s Best Companies for Sustainable Growth 2026, publicado pela TIME em parceria com a empresa de análise de dados Statista, que aponta as 500 melhores empresas em crescimento sustentável do mundo. A Companhia está classificada em 177º lugar no ranking geral e na segunda posição no setor de transporte, logística e aviação.
O ranking é elaborado com base em uma nova metodologia que identifica empresas que demonstram excepcional desempenho tanto financeiro quanto de sustentabilidade, com base na análise de três critérios principais: crescimento de receita – geral e por setor, nos últimos 3 anos; estabilidade financeira – calculada a partir das demonstrações financeiras, considerando os lucros de cada empresa; e impacto ambiental – uma avaliação das emissões de carbono, uso e produção de energia verde, além da intensidade de uso da água. O objetivo do ranking é mostrar que empresas de qualquer tamanho e de qualquer setor podem ter grande crescimento abraçando a sustentabilidade.
Para Béatrice de Toledo Dupuy, gerente executiva de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade, “estar entre as melhores empresas em desenvolvimento sustentável do mundo é o reconhecimento do nosso compromisso com um futuro mais sustentável. Todos os investimentos da Santos Brasil estão alinhados às melhores práticas ESG (Environmental, Social and Governance) e com o nosso Plano de Transição Climática, que estabelece a meta de alcançar a neutralidade de carbono até 2040, com a redução de 70% das emissões diretas (escopos 1 e 2) e de 30% das emissões indiretas (escopo 3)”, diz.
Recorde
No cenário nacional, a Santos Brasil bateu mais um recorde mensal de movimentação de contêineres no Tecon Santos. Em outubro, a Companhia operou no terminal 243.860 TEUs (unidade de medida equivalente a um contêiner de 20 pés), marca inédita em toda América do Sul.
Este é o terceiro recorde do Tecon Santos no ano de 2025. Os anteriores foram registrados em julho e junho, com 238.452 TEUs e 229.708 TEUs, respectivamente.
Maior e um dos mais eficientes terminais de contêineres da América do Sul, o Tecon Santos chega ao final de 2025 com 2.7 milhões de TEUs de capacidade/ano e, até o fim do próximo ano, atingirá 3 milhões de TEUs.
O projeto de ampliação e modernização do terminal teve início em 2019 e, até 2031, serão destinados cerca de R$ 2,6 bilhões, dos quais mais de R$ 1,6 bilhão já foi investido.
De acordo com o diretor de Operações de Terminais Portuários da Santos Brasil, Bruno Stupello, a empresa cresce ano a ano, de maneira sustentável, com uma estratégia pautada na ampliação da oferta de capacidade, modernização e aumento de produtividade.
“Seguiremos investindo em novos equipamentos, na otimização dos fluxos operacionais, em sistemas, descarbonização e tecnologia — sempre alinhados ao nosso Plano de Transição Climática, que tem como meta tornar a Companhia net zero até 2040. Os resultados também são fruto do empenho e dedicação dos nossos funcionários”, diz.
Site Benews – 17/11/2025
