2025-11-17
Porto de São Sebastião vai exportar fertilizantes pela 1ª vez na história

Expectativa é que final do mês sejam embarcadas 30 mil toneladas do fertilizantes MAP para os Estados Unidos

O Porto de São Sebastião, no litoral Norte de São Paulo, anunciou que neste mês de novembro vai realizar a sua primeira operação de exportação de fertilizantes em sua história. A carga, de fertilizante MAP (fosfato monoamônico), foi produzida em Uberlândia, em Minas Gerais, pela empresa Mosaic. O produto será exportado para os Estados Unidos.

A operação de armazenamento dos fertilizantes está sendo realizada pelo grupo FTSPar, por meio da empresa Seaforte Operações Portuárias. A previsão da Autoridade Portuária é que no final de novembro sejam embarcadas 30 mil toneladas do produto.

A última vez que este tipo de carga passou pelo Porto de São Sebastião foi em 2021, quando o complexo recebeu aproximadamente nove mil toneladas de fosfato de amônia importados. Tradicionalmente, o porto recebe cargas de açúcar e trigo, entre outros.

Segundo Ernesto Sampaio, presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), a novidade é fruto de uma adaptação do porto para atender às novas demandas do mercado. A local já opera exportações de produtos como café, cacau e coque de petróleo

“Estamos abrindo caminhos para novas oportunidades e consolidando o porto como um ponto logístico importante para o agronegócio e a indústria nacional”, disse o executivo.

A demanda diz respeito à procura da Mosaic para escoamento de seus produtos para o território norte-americano, que é um dos maiores importadores do mundo de fertilizantes.

“Outras operações deverão ocorrer nos próximos meses e estamos prontos para customização desse tipo de projeto com outros players do segmento”, afirmou Ricardo Collares, diretor comercial da FTSpar.

Site Benews – 17/11/2025


Voltar