2025-11-14
Portos do Paraná é convidada a obter selo Porto Carbono Neutro do governo do Japão

Reconhecimento internacional reforça liderança ambiental da empresa paranaense no setor portuário

A Portos do Paraná e o Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão participaram de uma reunião na última segunda-feira (10), em Tóquio. O diretor-presidente da empresa pública, Luiz Fernando Garcia, apresentou os projetos e investimentos que vêm sendo realizados — como o Moegão — e os novos que serão implementados, a exemplo do Píer em “T”, que somam mais de R$ 5 bilhões.

“Foi um encontro muito importante! Os representantes do governo japonês ficaram impressionados com o volume de investimentos que estão sendo feitos nos portos paranaenses”, destacou Garcia.

O secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex, que representou o governador Carlos Massa Ratinho Jr, o presidente do Conselho de Administração da Portos do Paraná (CONSAD), Alex Ávila, e o diretor Jurídico da Portos do Paraná, Marcus Freitas, também participaram do encontro.

“Para o Japão, o Estado do Paraná é uma grande opção comercial devido às relações históricas e à importância dos portos paranaenses na infraestrutura logística do Brasil, fundamental para o envio de mercadorias ao Oriente”, afirmou Sandro Alex.

Além dos investimentos, foram apresentados os resultados de produtividade na exportação de proteína animal. O Porto de Paranaguá se destaca por ser o maior corredor de exportação de frango congelado do mundo, tendo como principais destinos os países asiáticos.

“Grande parte da carne de frango disponível nos nossos supermercados vem do Paraná”, afirmou o diretor da Divisão de Assuntos Internacionais e Política Portuária Industrial, do Departamento de Portos e Docas do Japão, Tetsuya Hayakawa.

Sustentabilidade abre portas no Japão

Durante a reunião, também foram apresentados os principais programas desenvolvidos na área ambiental, que incluem ações de redução na emissão de carbono. As práticas adotadas pela empresa motivaram os japoneses a convidarem a Portos do Paraná a obter o certificado Porto Carbono Neutro, concedido pelo governo do Japão.

“Por termos conquistado o selo ECOPORTS, a mais importante certificação do mundo que reconhece as boas práticas de gestão ambiental portuária, causamos uma impressão muito positiva nos japoneses”, destacou Garcia.

A Portos do Paraná será a primeira autoridade portuária da América Latina a receber o selo japonês.

Infraestrutura azul e meta de neutralidade

O Ministério da Terra, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão vem investindo fortemente na criação de um ecossistema de carbono azul, incentivando o desenvolvimento de uma infraestrutura portuária voltada à captura e ao armazenamento de dióxido de carbono. A parceria entre governo, empresas e centros de pesquisa tem favorecido a restauração de bancos de algas e outras espécies de plantas marinhas, além da preservação de ecossistemas como os manguezais.

A meta dos japoneses é alcançar a neutralidade de carbono até 2050. “Estamos promovendo a infraestrutura azul em todo o país para alcançar esse objetivo, por meio da conservação dos ecossistemas e da rica biodiversidade oceânica”, explicou Hayakawa.

A certificação internacional é uma forma de propagar o conceito e de fortalecer mercados. Ao obter o selo japonês, o Porto de Paranaguá ampliará sua competitividade nas exportações, beneficiando toda a cadeia econômica — dos criadores de frango às indústrias de abate e beneficiamento de carne.

Site da Portos do Paraná – 14/11/2025


Voltar