2025-10-27
Diretor-geral da Antaq visita o Porto de Paranaguá e obras do Moegão

Equipamento que está em construção é a maior obra pública portuária do Brasil

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) realizou uma visita ao Porto de Paranaguá (PR) na quinta-feira (23). Ao lado do secretário Nacional de Portos, Alex Ávila, Dias conheceu as instalações portuárias, operações e os projetos em andamento no maior complexo portuário do Paraná.

Esta foi a primeira visita oficial de Frederico Dias ao Porto de Paranaguá como diretor-geral da agência, cargo que assumiu há pouco mais de um mês.

Entre os projetos visitados pelo diretor-geral da Antaq foi o Moegão, considerada a maior obra pública portuária do Brasil. A estrutura vai conectar 11 terminais portuários e vai reduzir os cruzamentos de linhas férreas na cidade de Paranaguá, com capacidade para descarregar 180 vagões a cada cinco horas.

“O Moegão demonstra toda uma estratégia de logística e desenvolvimento portuário. Estou encantado com a forma como o porto vem apresentando resultados”, afirmou Dias.

De acordo com a Portos do Paraná, Autoridade Portuária que administra o complexo, o Moegão poderá receber 24 milhões de toneladas de grãos e farelos por ano para atender os terminais do Corredor de Exportação Leste (Corex).

A obra do Moegão recebeu investimentos de mais de R$ 650 milhões a partir de recursos próprios da Portos do Paraná, e de financiamento pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). A previsão da entrega do Moegão é dezembro deste ano, com operação prevista para o início de 2026.

A visita ao porto e aos terminais em Paranaguá foi guiada pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária, Luiz Fernando Garcia, que destacou a agenda como de grande importância para os portos paranaenses no cenário nacional.

“A visita de hoje demonstra a importância da Portos do Paraná na logística nacional e fortalece a nossa parceria com os órgãos competentes no desenvolvimento de grandes projetos”, destacou o diretor-presidente da Portos do Paraná, Luiz Fernando Garcia.

Porto de Santos

No início de outubro, Frederico Dias visitou as instalações do Porto de Santos. Além do diretor-geral, a agenda contou com a presença de Ávila e do secretário-executivo do Ministério de Portos e Aeroportos, Tomé Franca. A comitiva foi recepcionada pelo diretor-presidente da Autoridade Portuária de Santos, Anderson Pomini.

Na ocasião, o diretor-geral da agência reguladora conheceu os planos de investimentos e projetos esperados para o complexo, entre eles o túnel Santos-Guarujá, o leilão do Tecon Santos 10, a dragagem de aprofundamento do canal aquaviário, bem como a implantação do VTMIS (Sistema de Gerenciamento e Informação do Tráfego de Embarcações).

Site Benews – 27/10/2025


Voltar