2025-10-21
Porto de Santos inicia obras na perimetral da margem direita

Projeto busca agilizar escoamento de cargas, modernizar a via e trazer mais segurança à região da Alemoa

A Autoridade Portuária de Santos (APS) começou nesta segunda-feira (20) a primeira fase das obras na Avenida Perimetral da margem direita do Porto de Santos, na região da Alemoa. Com um investimento de R$ 27,4 milhões, a iniciativa é estratégica para aprimorar a logística do maior complexo portuário do Brasil e beneficiar diretamente os municípios do entorno.

Os trabalhos, que começam no fim do Viaduto Paulo Benevides e se estendem pela Rua Augusto Scarabotto e Avenida Engenheiro Augusto Barata, são focados no principal corredor de acesso de cargas ao porto. O projeto inclui a substituição completa do pavimento por concreto, a adequação das faixas de rolamento, a modernização da iluminação com tecnologia LED e a implantação de nova sinalização. O objetivo principal é garantir mais fluidez e segurança ao tráfego de caminhões que acessam os terminais, reduzindo gargalos logísticos e otimizando o tempo de escoamento dos produtos.

QUATRO FASES

Esta obra é a primeira de quatro fases de um projeto maior de requalificação da via, que tem conclusão total prevista para dezembro de 2026.

O presidente da APS, Anderson Pomini, destacou que a obra faz parte da retomada dos investimentos do governo federal nos portos brasileiros. “Esta obra faz parte dos R$ 12,5 bilhões de investimentos destes cinco anos, que podemos chamar de uma retomada do Porto de Santos. Este investimento é um dos ‘nós desatados’ nesta gestão, uma obra que estava parada há três anos e que dará maior fluidez ao tráfego da região”, acrescentou.

Dentre os benefícios diretos para a população local, a APS destaca que será construído um novo canal de drenagem com maior capacidade de vazão, que aprimorará o escoamento da rede municipal e ajudará a reduzir a ocorrência de alagamentos na região, um antigo anseio da comunidade.

A iniciativa faz parte de um conjunto de soluções viárias estruturantes para a Baixada Santista, que inclui a construção de dois novos viadutos de acesso na entrada do Porto, em parceria com a concessionária das rodovias estaduais, e a futura implantação do Túnel Santos-Guarujá.

Site Benews – 21/10/2025


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