Presidente da PortosRio anuncia dragagem emergencial no Porto de Itaguaí
Flávio Vieira explicou que a obra começa ainda neste ano e visa restabelecer condições de navegabilidade e eliminar restrições
O diretor-presidente da PortosRio, Autoridade Portuária que administra os portos públicos do estado, Flávio Vieira, falou que o Porto de Itaguaí vai começar uma dragagem emergencial no canal de acesso ao complexo para restabelecer as condições de navegabilidade e eliminar restrições a embarcações de grande porte. O anúncio ocorreu durante a participação da PortosRio no II Fórum de Acessibilidade Marítima da Baía de Sepetiba, realizado em Mangaratiba na última semana.
De acordo com Vieira, a decisão foi tomada porque a Praticagem do Rio de Janeiro identificou pontos de assoreamento que comprometem a segurança da navegação e que limitam a entrada de navios de grande porte mesmo no período de maré cheia. “Decidimos agir imediatamente e realizar a dragagem dos pontos críticos. Essa ação vai restabelecer a navegabilidade plena e garantir que as operações ocorram durante todo o dia”, afirmou.
O presidente reiterou que o serviço emergencial tem previsão para ocorrer ainda em 2025 e que será realizado como parte do plano de investimentos para o Porto de Itaguaí, que prevê a dragagem completa do canal aquaviário. Segundo ele, uma das metas da atual gestão é consolidar investimentos em infraestrutura e tecnologia no porto, considerado um dos principais vetores de crescimento da companhia e um dos mais promissores do país.
Durante o evento, a diretoria do complexo portuário apresentou ainda o planejamento e o avanço em infraestrutura no porto nos últimos anos, com destaque para o andamento da implantação do VTMIS (sigla em inglês para Sistema de Informação e Gerenciamento do Tráfego de Embarcações).
Site Benews – 21/10/2025