2025-10-21
Codeba vai administrar o Porto de Itajaí - convênio ainda será celebrado

Autoridade Portuária dos portos baianos ficará com a gestão até a criação da Companhia Docas de Santa Catarina

O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) confirmou que a Companhia Docas da Bahia (Codeba) passará a administrar o Porto de Itajaí, em Santa Catarina. A informação foi anunciada pelo secretário nacional de Portos, Alex Ávila, que visitou os dois complexos portuários na última semana.

Com isso, a administração do complexo de Itajaí sairá das mãos da Autoridade Portuária de Santos (APS), que está gerindo o ativo desde o início deste ano. Em nota enviada ao BE News, a APS explicou que seguirá o previsto no Convênio de Descentralização nº 002/2024, celebrado entre o MPor e a APS, que prevê a administração do Porto de Itajaí até 02 de janeiro de 2026. A companhia que administra o porto santista reiterou que “havendo uma nova publicação a respeito, a APS cumprirá com o que for determinado”, pontuou.

Quando a transição for formalizada, a administração do Porto de Itajaí seguirá com a Codeba até a criação da Companhia Docas de Santa Catarina, que passará a ser responsável do complexo portuário.

O diretor-presidente da Codeba, Antônio Gobbo, afirmou que a diretoria da Autoridade Portuária baiana se reunirá com o ministro Silvio Costa Filho para tratar da transição de gestão. Para a transição definitiva, será necessária a publicação de um convênio de delegação, que passe a gestão do complexo de Itajaí para a Codeba. Ainda não há data prevista para o encontro.

Independência

Segundo Alex Ávila, a criação da nova empresa pública faz parte de um processo mais amplo que visa garantir a independência e a autonomia do Porto de Itajaí, fortalecendo sua capacidade de gestão e ampliando investimentos estratégicos.

“Esse tema faz parte de um processo vinculado à criação da empresa pública, justamente para garantir a independência do Porto de Itajaí. A decisão de termos um porto independente é do Governo Federal. Quando vinculamos o Porto ao Governo, foi com o propósito de assegurar uma gestão autônoma, ampliar investimentos e fortalecer sua atuação — e é exatamente isso que estamos fazendo”, explicou.

Site Benews – 21/10/2025


Voltar