Oito empresas têm interesse em concessão da hidrovia do Rio Paraguai
As informações foram levantadas pela sondagem promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos
Oito empresas, entre nacionais e internacionais, manifestaram interesse na futura concessão da hidrovia do Rio Paraguai, o primeiro projeto de concessão deste tipo de modal. As informações foram levantadas pela sondagem promovida pelo Ministério de Portos e Aeroportos (MPor), etapa que antecede a publicação do edital e avalia o interesse das empresas privadas pelo projeto.
Dino Antunes, secretário Nacional de Hidrovias, explicou que a iniciativa de ouvir o mercado, chamada de “market sounding”, busca receber contribuições antes da análise final do Tribunal de Contas da União (TCU). Ele disse que houve sugestões, mas não devem provocar grandes mudanças no projeto, apenas ajustes pontuais em relação aos riscos e detalhes técnicos.
O projeto visa melhorar a segurança com nova sinalização e dragagem. O contrato deve ter 20 anos, com possibilidade de prorrogação sucessiva até 70 anos. A concessão abrangerá 600 quilômetros no chamado Tramo Sul, entre Corumbá (MS) e a foz do rio, na fronteira com o Paraguai. O leilão estava previsto para 2025, mas foi adiado para 2026 por questões burocráticas.
Site Benews – 15/10/2025
