Porto de Hamburgo usa navios alimentadores para substituir caminhões
O Porto de Hamburgo e alguns de seus principais operadores criaram uma nova maneira de lidar com o congestionamento e atrasos portuários. A partir de 1º de novembro, será lançado um projeto com a armadora Unifeeder, usando navios para transportar contêineres entre os terminais do porto, ao invés de movimentá-los por caminhões.
Em 2021, Hamburgo movimentou quase 9 milhões de TEUs, um pouco abaixo de 2020 mas ainda o porto número 20 no ranking mundial. No ano passado, houve mais de 3.500 escalas de porta-contêineres no porto, incluindo mais de 200 navios de grande porte transportando pelo menos 18.000 TEUs. Um destino importante especialmente nas rotas marítimas asiáticas, Hamburgo também é um dos principais portos de transbordo do norte da Europa.
O porto teve aproximadamente 3,3 milhões de TEUs transbordados em 2021. Os que foram movimentados entre os terminais o fizeram por caminhão.
A transferência dos contêineres entre os terminais via feeder service, ao invés de caminhões, significa reduzir a emissão de CO2. A Unifeeder destaca que tem até 85 chamadas de terminais por semana para transbordo. O serviço proporcionará transferências de contêineres por navio alimentador entre os terminais HHLA CTA, CTT e CTB, bem como Eurogate e, num futuro próximo, o Terminal Süd-West.
De acordo com as autoridades portuárias, os benefícios projetados incluem o alívio da infraestrutura portuária, reduzindo o número de viagens de caminhão entre os terminais, os tempos de espera mais curtos nos terminais e uma diminuição relacionada às emissões de CO2.
Site: Portos e Navios – 19/10/2022
