2022-10-03
Povia acumula presidência do Consad dos Portos do Paraná

Secretário Nacional de Portos e Transportes Aquaviários vai complementar mandato 2021/2023 na vaga de representante da União, ocupada anteriormente por Diogo Piloni que, em junho deste ano, assumiu cargo de consultor internacional da Terminal Investment Limited (TiL)

O secretário nacional de portos e transportes aquaviários, Mario Povia assumiu a presidência do Conselho de Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Consad), nesta sexta-feira (30). Ele vai complementar o mandato 2021/2023 na vaga de representante da União, ocupada anteriormente por Diogo Piloni que, em junho deste ano, assumiu o cargo de consultor internacional da Terminal Investment Limited (TiL). Composto por nove integrantes e com reuniões mensais, o Consad é um órgão de deliberação colegiada, responsável pela orientação geral dos negócios da empresa pública Portos do Paraná, que administra os dois complexos portuários paranaenses.

Servidor efetivo da Antaq, Povia já atuou como superintendente de portos e diretor-geral da autarquia, além de ter sido presidente do Conselho de Autoridade Portuária (CAP) do Porto de São Sebastião (SP) e diretor de gestão portuária na Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ). Graduado em Tecnologia Operacional Elétrica e bacharelado em Direito com pós-graduação em Administração de Empresas e em Regulação de Serviços Públicos, Povia acumula os cargos de conselheiro do Consad da SCPar Participações; conselheiro do Coinfra (Conselho Superior de Infraestrutura da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo/Fiesp); e conselheiro nacional do Fórum Brasil Export.

Povia vem conduzindo todas as demandas da Secretaria Nacional de Portos e Transportes Aquaviários (SNPTA), desde quando assumiu o cargo, principalmente nos trâmites que envolvem a desestatização do Porto de Santos (SP). “Estamos com demandas por outros portos além de Santos, estamos vendo isso com bastante prioridade e interesse no desenvolvimento de um bom modelo. Recentemente, foi concluída a concessão da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa), responsável pela administração dos portos de Vitória (ES) e Barra do Riacho (ES). Pretendemos replicar um modelo parecido com o que foi adotado lá em Santos”, disse Povia, durante o 5º Congresso de Direito Marítimo e Portuário da Associação Brasileira de Direito Marítimo (ABDM), no último dia 15.

Site: Portos e Navios – 03/10/2022


Voltar