2022-10-03
Karpowership recebe autorização para operação comercial de térmicas flutuantes

Nesta sexta-feira (30), Antaq publicou termo de liberação de operação e habilitação de terminal de uso privado ao tráfego internacional para projeto da empresa turca em itaguaí (RJ).

A Karpowership informou, nesta sexta-feira (30), que recebeu autorização para iniciar a operação comercial das suas termelétricas flutuantes, que estão ancoradas no Porto de Itaguaí (RJ). Em nota, a empresa turca afirmou que todos os testes exigidos pelas autoridades foram realizados com sucesso e segurança. Os 'Powerships' são abastecidos por uma unidade flutuante de armazenamento e regaseificação (FSRU). A Karpowership foi uma das vencedoras do leilão de energia reserva com o uso do gás natural realizado em outubro do ano passado. O projeto é temporário e tem duração total de 44 meses.

“O projeto está pronto para operar com tecnologia de ponta e segue altos padrões internacionais de sustentabilidade”, informou à reportagem. A companhia enfatizou que segue os trâmites administrativos e cumpre todas as normas e demandas das autoridades, respeitando a legislação brasileira.

O projeto está localizado na região de influência do Distrito Industrial de Santa Cruz (RJ) e tem capacidade para gerar 560 MW, o suficiente para abastecer dois milhões de pessoas. A fonte primária de energia é o gás natural. A energia é conduzida pela linha de transmissão de 14,6 km, que garante o acesso ao sistema elétrico brasileiro por meio da conexão com a subestação de Furnas.

O termo de liberação de operação (TLO) da Superintendência de Outorgas da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (SOG/Antaq), publicado hoje no Diário Oficial, autoriza a empresa a operar integralmente o conjunto de embarcações que formam a instalação flutuante de regaseificação para geração de energia elétrica "UTE Rio de Janeiro", fundeadas na Baía de Sepetiba, dentro da poligonal do porto organizado de Itaguaí.

No TLO, o superintendente de outorgas da Antaq, Renildo Barros, ressaltou que a autorização não desonera a empresa do atendimento aos padrões de segurança exigidos pelos entes intervenientes na operação — Marinha do Brasil, Corpo de Bombeiros e órgão de meio ambiente (Instituto Estadual do Ambiente — Inea), conforme suas respectivas competências.

A SOG/Antaq também publicou a habilitação de terminal de uso privado ao tráfego internacional para a Karpowership Brasil, em face ao atendimento das condições adequadas para a realização de operações portuárias, respeitadas as características do projeto, o atendimento às exigências dos demais órgãos envolvidos.

Em junho, a Karpowership assinou um contrato de passagem com a Companhia Docas do Rio de Janeiro (CDRJ) para a instalação, pela empresa estrangeira, de torres de distribuição de energia elétrica e passagem aérea da linha de transmissão dentro da área de abrangência do Porto de Itaguaí (RJ). O projeto apresentado à autoridade portuária prevê para a Baía de Sepetiba quatro termelétricas flutuantes ('Porsud I e II' e 'Karkey I e II'), uma FSRU de gás natural liquefeito (GNL), além da instalação de 36 torres temporárias para transmissão da energia gerada, ancoradas em terra e mar.

Site: Portos e Navios – 03/10/2022


Voltar