Setor marítimo demanda soluções inovadoras para motores
Operadores precisam buscar formulações termicamente resistentes, com baixo teor de cinzas e alto desempenho de limpeza dos óleos de cilindro para essas embarcações, indicou relatório da Chevron Marine Lubricants
ma nova era de combustíveis sustentáveis para os navios figura no rol dos mais recentes debates em torno das inovações do mercado marítimo, no entanto, as aplicações da maioria dessas soluções – como o hidrogênio verde – são previstas para daqui uns anos. Enquanto isso, especialistas indicam que os operadores de navios precisam buscar formulações termicamente resistentes, com baixo teor de cinzas e alto desempenho de limpeza dos óleos de cilindro para essas embarcações, à medida que começarem a utilizar motores mais avançados e novos combustíveis, conforme destacou a Chevron Marine Lubricants.
No relatório “O futuro da lubrificação de motores marítimos de dois tempos”, a multinacional traz informações de projetistas de motores – como Man Energy Solutions e WinGD – e do Conselho Internacional de Motores de Combustão (Cimac), abordando uma perspectiva que propicia insights precisos sobre como os projetos de motores emergentes e o uso crescente de combustíveis sustentáveis vão afetar os cilindros dos navios.
“Nossa missão é ajudar a navegar pela incerteza, proporcionando desempenho lubrificante robusto e confiável para manter os motores operando de forma limpa, qualquer que seja o combustível, qualquer que seja o design. Este documento destaca as necessidades emergentes que a Chevron Marine Lubricants terá de cumprir para cumprir essa missão”, disse Pat McCloud, gerente geral da Chevron Marine Lubricants.
Segundo o documento, enquanto os combustíveis dominam a discussão no mercado marítimo, o avanço da eficiência do motor deve desempenhar um papel, igualmente importante, na definição das demandas de desempenho do óleo de cilindro marítimo. “As pressões e temperaturas mais altas, usadas para obter maior eficiência do motor, significam que serão necessários lubrificantes mais resistentes a esses desafios no cilindro ambientes”, apontou o relatório.
De acordo com a Chrevron Marine Lubricants, os sistemas de pós-combustão podem ser sensíveis a depósitos de cinzas e novas formulações de óleo vão ser necessárias para minimizar esse impacto. “Os projetos avançados de motores e os combustíveis emergentes colocam um novo desafio nos óleos de cilindro. No entanto, os fundamentos da lubrificação do cilindro permanecem os mesmos, para manter os cilindros limpos e se movendo livremente pelo maior tempo possível.”
Na vanguarda do óleo de cilindro, a Chevron Marine Lubricants – que produz petróleo bruto e gás natural; fabrica combustíveis para transporte, lubrificantes, petroquímicos e aditivos; e desenvolve tecnologias que melhoram os negócios da indústria marítima – se considera bem avançada no atendimento às necessidades emergentes descritas no relatório.
Atuante no mercado de lubrificantes biodegradáveis para diversos setores, como offshore, agronegócio e tantos outros, a Lubvap Lubrificantes Especiais possui uma gama de produtos como graxas especiais biodegradáveis e fluidos hidráulicos. Para engrenagens, comercializa fluidos de corte, protetivos contra corrosão, desengraxantes e “hand cleaner” biodegradáveis. De acordo com a empresa, a lubrificação – que pode ser feita com uso de óleos e graxas – garante que as engrenagens, rolamentos, fusos e qualquer peça, que tenha contato com outra, funcionem sem atrito, preservando todas as peças do equipamento e aumentando a vida útil e a produtividade.
Atualmente, existe uma diversidade de lubrificantes no mercado, sendo que cada um deles tem uma aplicação diferenciada. “Há lubrificantes líquidos para maquinários com difícil acesso, outros são indicados para equipamentos que vão ter contato com a água e, no caso da graxa, é indicada para peças que ficam expostas, já que sua consistência permanece no local sem apresentar vazamentos”, explicou Luiz Maldonado, CEO da Lubvap Lubrificantes Especiais, em nota da empresa.
O executivo também reforçou que, além de serem seguros para os colaboradores que os manuseiam, há também lubrificantes no mercado feitos com componentes biodegradáveis, que são absorvidos pela natureza em até 28 dias, garantindo que toda a produção seja segura e eficiente. “O uso de lubrificantes corretos para cada atividade é necessário para garantir a alta performance do produto e sua manutenção deve ser constante, seguindo as orientações dos fabricantes”, indicou Maldonado.
Os operadores de navios e outros tipos de embarcações também vêm demandando por outras tecnologias inovadoras, para reduzirem o consumo de combustível e as emissões de gases de efeito estufa (GEE), visando, por exemplo, à transição do diesel para embarcações elétricas e híbridas, tornando-as mais duráveis e econômicas.
Portfólio offshore de produtos, soluções e serviços da Hitachi Energy para reduzir custos, aumentar a segurança e melhorar a eficiência para esse segmento, o OceaniQ combina competências interssetoriais dos segmentos de energia e marítimo, trazendo aplicações para plataformas fixas, estruturas flutuantes e sistemas de energia submarinos, para operadores eólicos, marítimos e outros operadores offshore.
“Nossas soluções podem substituir a utilização de combustíveis fósseis, tanto no período em que as embarcações estão atracadas, reduzindo a emissão de poluentes, como para carregamento rápido de embarcações elétricas com baterias. Somos pioneiros em soluções de conexão de usinas eólicas offshore de corrente contínua (HVDC) e ainda há casos em que nossa tecnologia HVDC Light foi utilizada para conectar plataformas offshore, reduzindo a emissão de poluentes e aumentando a eficiência energética”, informou Glauco Freitas, vice-presidente de Marketing e Vendas da Hitachi Energy, à Portos e Navios.
De acordo com ele, como as áreas costeiras do Brasil apresentam condições ambientais desafiadoras, as soluções compactas, blindadas e digitais da empresa apresentam grande vantagem em durabilidade, disponibilidade e qualidade de energia, apresentando melhor confiabilidade e menores custos de Opex (menor TCO – Total Ownership Cost). “Podemos ainda suportar as operações onshore e offshore com os nossos serviços de manutenção em equipamentos elétricos”, destacou Freitas.
O sistema Ocean-Q da Hitachi Energy economiza gastos e tempo, reduzindo a complexidade e o custo de instalação/atualização com soluções modulares, compactas e interoperáveis; aumentam a segurança e a proteção, habilitando operações remotas para que os operadores monitorem e controlem os ativos offshore, a partir de onshore. melhora a eficiência e a sustentabilidade, por meio da energia renovável com maior eficiência e tempo de atividade, a partir do monitoramento em tempo real e análise preditiva.
Inteligência artificial
Recentemente, a Yara Marine Technologies lançou o “Route Pilot AI”, um sistema de suporte à operação de navios baseado em inteligência artificial (IA), baseado em nuvem, que utiliza dados de alta frequência para gerar cálculos das configurações de propulsão, tornando-as mais vantajosas para as próximas viagens. Conforme a empresa, a IA usa a modelagem digital de gêmeos (digital twin) para simular parâmetros operacionais, permitindo que a equipe a bordo do navio e em terra calcule os parâmetros de trabalhos ideais para reduzir o consumo de combustível e realizar a viagem com maior eficiência energética.
Chefe de otimização de navios da linha de negócios da Yara Marine, Mikael Laurin destacou que os próximos regulamentos EEXI (Índice de Eficiência Energética de Navios Existentes, em português) e CII (Indicador de Intensidade de Carbono) vão exigir que os proprietários e operadores de navios adotem soluções imediatas e “à prova de futuro”, que garantam eficiência operacional em longo prazo e reduzidas emissões de GEEs.
“Essa necessidade é ainda mais exacerbada por outros desenvolvimentos no setor, como custos crescentes, escassez de combustível e a atual crise de tripulação. Na Yara Marine acreditamos que um sistema de dados e automação – como o Route Pilot AI – ofereça uma solução eficaz e flexível, que permite que as operadoras permaneçam competitivas e avancem na transição do setor para o Net Zero”, comentou Laurim, em nota da empresa. De acordo com a Yara Marine, a capacidade do Route Pilot AI de calcular, de forma confiável os tempos de chegada, enquanto otimiza o consumo de combustível, é um complemento para as estratégias de chegada just-in-time.
* Com informações das assessorias de comunicação da Chevron Marine, Yara Marine e Lubvap Lubrificantes Especiais
Site: Portos e Navios – 19/09/2022
