2022-09-15
Super Terminais passa a contar com 3 guindastes com lança de 64 metros

Empresa destaca investimento R$ 260 milhões em equipamentos, obras e sistemas de informação, apostando em crescimento da movimentação de cargas em Manaus

 A Super Terminais passa a contar, a partir desta quarta-feira (14), com três novos guindastes elétricos (MHC) Super Post Panamax, com alcance de lança de 64 metros e capacidade de atingir 19 fileiras (rows). A empresa, que opera o terminal de uso privado (TUP) em Manaus (AM), destacou que os equipamentos estão entre os mais modernos do mercado global. O anúncio foi feito, na última terça-feira (13), pelo diretor-geral do Super Terminais, Marcello Di Gregório, durante painel do Fórum Norte Export 2022, que abordou o tema “Desafios e oportunidades no setor de logística e portos da região Norte”.

“Fizemos o maior investimento da história do terminal: foram R$ 260 milhões investidos em equipamentos, obras e em sistemas de informação. Também vamos receber o primeiro terminal tractor 100% elétrico do Brasil, que é uma aposta forte. Temos bastante expectativa para o crescimento de Manaus, mesmo diante de uma queda de 10% no volume de cargas, no primeiro semestre de 2022, em comparação a 2021”, informou Di Gregório, salientando que a movimentação do Super Terminais cresceu 3% no mesmo período.

Com a chegada dos novos equipamentos, ele informou que a capacidade de produtividade do terminal, que hoje gira em aproximadamente 16 movimentos por hora (mph) por guindaste, vai aumentar em 25% ou 25 movimentos por hora. Até então, a empresa contava com cinco guindastes FCC CBB da Liebherr Pos-Panamax, com alcance de 49 metros. Além de contêineres, a Super Terminais opera cargas de projetos e cargas soltas.

Outra aposta da empresa envolve a modernização da gestão, a partir de um novo Terminal Operating System (TOS) – software de solução em tempo real que vai automatizar o planejamento e os principais processos operacionais. Conforme o diretor, isso vai aumentar a produtividade e a eficiência operacional do TUP em Manaus, melhorando o desempenho operacional e a integração com armadores, exportadores, importadores, tanto de navegação de longo curso como de cabotagem, entre outras transportadoras. Di Gregorio também salientou que o intuito do Super Terminais é se tornar um benchmarking para o país, por meio da adoção das melhores práticas de mercado, com equipamentos mais modernos e sustentáveis.

Ele também destacou algumas especificidades de Manaus, como a necessidade de ter píeres flutuantes em decorrência da variação dos rios. “Hoje, nosso piér possui 420 metros de extensão, mas vamos passar a ter aproximadamente 1,2 mil. Isso vai ser muito importante para recebermos navios maiores em largura, que trazem mais contêineres. Temos a perspectiva de que esse tipo de embarcação vai entrar mais na nossa região”, salientou o diretor-geral, informando que a atual capacidade é de receber navios de 35 metros a 37 metros, podendo chegar até 43 metros.

Site: Portos e Navios – 15/09/2022


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