2022-09-08
Porto Ponta do Félix ganha mercado com serviços customizados

Alimentos que eram transportados em contêineres, hoje são enviados em big bags para várias partes do mundo

Nos primeiros seis meses deste ano, o setor portuário brasileiro, formado pelos portos públicos e terminais privados, movimentou 581,3 milhões de toneladas de produtos, de acordo com o levantamento feito pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários. Em relação aos perfis de carga, a geral teve destaque com aumento na movimentação de 18,6%.

No Porto Ponta do Félix, localizado em Antonina, no Litoral do Paraná, os alimentos que antes eram transportados em contêineres, hoje são enviados em navios de break bulk, como carga geral. Só no início do mês de agosto, foram enviadas 11.747 toneladas destes produtos para o exterior.

Agora, no mês de setembro, outras 11 mil toneladas serão embarcadas novamente para a Venezuela.

A carga inclui desde açúcar, trigo, arroz, feijão, creme vegetal, macarrão, fubá e outros. Para o transporte, os alimentos são colocados em sacarias, que variam de um a 15 quilos. Na sequência, estas embalagens são acondicionadas em big bags.

Segundo o Porto da Ponta do Félix (TPPF), empresa operadora do Porto de Antonina, são mais de 10 mil toneladas de alimentos produzidos nas indústrias dos estados do Paraná, São Paulo e Goiás, que têm como destino o Porto de La Guaira, na Venezuela.

"Estamos investindo cada vez mais na customização do serviço, para atender a demanda dos clientes e conforme o exportador ganha novos mercados, aumenta também a diversidade dos itens movimentados", afirma o presidente do Porto Ponta do Félix, Gilberto Birkhan.

Por navio, são transportadas em média 10 mil toneladas de alimentos. A operação conta com a gestão direta do line up de navios, o que permite a previsibilidade de atracação e, consequentemente, melhor planejamento de toda a cadeia logística.

“Este mesmo cliente tem projeto de expansão para outros continentes, para converter cargas em contêiner para carga geral. Estamos há um ano fazendo a operação. Renovamos o contrato recentemente por mais dois anos. Isso demonstra o sucesso da operação”, diz Birkhan.

O Porto Ponta do Félix, localizado em Antonina, litoral do Paraná projeta 30% de crescimento na movimentação de cargas em 2022.

Site: Portos e Navios – 08/09/2022


Voltar