2022-09-08
Carioca Engenharia mira setor portuário de forma ampla

Após reformulação, empresa estuda compra de novos equipamentos e aposta na expertise em obras em portos e terminais para firmar novos contratos, em projetos brownfield e greenfield

A Carioca Engenharia vem acompanhando de perto as oportunidades de contratação para obras no setor de infraestrutura, com destaque para o setor portuário. A empresa acredita que esse mercado terá crescimento expressivo no Brasil nos próximos anos e aposta no portfólio e em seus equipamentos para conquistar contratos, principalmente de empresas privadas em projetos de terminais portuários brownfield e greenfield. A leitura é que os principais projetos atualmente orbitam em torno dos leilões de arrendamentos portuários e dos planos de desestatização das autoridades portuárias.

O diretor técnico da Carioca Engenharia, Gustavo Maschietto, observa que grande parte dos portos brasileiros possui demanda de aumento de calado e reforços estruturais para receber navios de maior porte. Maschietto disse que a empresa vem participando de feiras para agregar novas tecnologias e equipamentos para as futuras demandas da engenharia portuária. Hoje, um dos principais equipamentos da construtora é uma cábrea com martelos de grandes capacidade. O bate-estacas flutuante, conhecido como Ramlift, tem cerca de 45 metros de comprimento, 17m de largura e mais de 50m de altura da torre.

A construtora identifica portos e terminais precisando de obras de ampliação de cais, reparos e reforço estrutural, o que demanda soluções de engenharia, por exemplo para fundações. A avaliação é que os portos precisam de obras pesadas, equipamentos de grande porte e equipes capacitadas. Segundo Maschietto, o Brasil carece de equipamentos para obras projetadas para o futuro. “Estamos prontos para assumir contratos complexos e desafiadores nas diversas modalidades e fazer diferença competitiva nesse mercado”, disse o diretor à Portos e Navios.

O gerente de desenvolvimento de negócios da Carioca Engenharia, Eduardo Lavigne, ressaltou que a empresa deu uma repaginada no começo de 2022 após a reformulação da diretoria e uma ‘operação reduzida’ nos últimos três anos, seguindo estratégia dos acionistas. A Carioca foi uma das empresas de engenharia denunciadas nas investigações dos processos da operação Lava Jato no Rio de Janeiro. O objetivo agora é desenvolver novos negócios, a fim de retomar uma fatia relevante do mercado. Ele destacou a manutenção do capital intelectual da empresa, assim como equipamentos que a Carioca já detinha para a área de portos. “No nosso plano de negócios, portos é uma das prioridades, junto com a área de saneamento. Estamos olhando o mercado de forma ampla”, afirmou Lavigne.

Site: Portos e Navios – 08/09/2022


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