2022-09-06
Bunker One quintuplica venda de combustível no Brasil em 3 anos

Empresa apostou na verticalização operacional, desde recebimento do combustível até entrega dos produtos ao cliente final. Fornecedora acredita que estratégia permitirá realização de outras atividades nos mercados offshore, de cabotagem e de apoio marítimo

Três anos após iniciar a verticalização de sua operação, a Bunker One quintuplicou as vendas de combustível no Brasil. A empresa, que fornece combustíveis e lubrificantes para navegação, avalia que esse mercado tem espaço para crescer e se profissionalizar no país e aposta em oferecer soluções personalizadas ao consumidor como estratégia. Nesse período, a Bunker One investiu numa base operacional localizada na Baía de Guanabara, em Niterói (RJ). A empresa também adquiriu duas balsas e afretou dois rebocadores a casco nu para suporte às operações de fornecimento de bunker.

A operação de abastecimento de navios é considerada complexa e, no Brasil, costuma ser realizada por empresas terceirizadas. A Bunker One avalia que passou a oferecer ao mercado balsas com padrão superior, certificadas e com equipamentos mais adequados às necessidades dos clientes. “Conseguir ter controle de seu supply chain é muito diferente de depender de prestação de serviços. No mercado de commodities, quando se tem serviço terceirizado, acaba ficando muito dependente. Quando verticalizamos operação e passamos a fazer gestão do fluxo logístico de uma ponta a outra, começamos a ter uma ‘descomoditização’ do que trabalhamos. É oportunidade de agregar na prestação de serviços”, avaliou à Portos e Navios o CEO do grupo no Brasil, Flávio Ribeiro.

Além dos equipamentos, a empresa contratou e realizou 60 horas de treinamento para 60 profissionais que atuam na subsidiária do grupo, Bono Shipping, que realiza as entregas. Na avaliação da empresa, qualificar e manter uma mão de obra é um desafio para o segmento e importante para atendimento de forma personalizada, com disponibilidade de horários e mais profissionalismo.

A expectativa do grupo é que a empresa continue crescendo e a verticalização permita a realização de outras atividades nos mercados offshore, de cabotagem e de apoio marítimo. A Bunker One enxerga oportunidades em diferentes segmentos, que ainda precisam maturar. Entre elas, demandas a partir da venda de refinarias, da movimentação de granéis líquidos por cabotagem e de projetos de exploração de produção de petróleo e gás.

No radar também estão projetos de termelétricas e a instalação de parques eólicos offshore, que devem demandar combustíveis por conta de novas embarcações e da estruturação de operação portuária. “É natural esse mercado crescer e ele demandará combustível. O Brasil tem atratividade grande e a expectativa é positiva quanto ao crescimento do longo curso, da cabotagem, do apoio marítimo e do apoio portuário”, elencou Ribeiro.

O executivo destacou que a empresa conseguiu ter o domínio completo da operação. “Aumentamos a segurança e trouxemos mais profissionalismo no abastecimento e atendimento ao cliente. Na época, muitos se espantaram porque a tendência era horizontalizar tudo que fosse possível, mas hoje os resultados não deixam dúvidas de que este era o caminho certo para o setor de combustíveis marítimos no Brasil”, avaliou Ribeiro.

Site: Portos e Navios – 06/09/2022


Voltar