Navio da Cosco abastecido com biocombustível reduz em 15% as emissões de GEE
A TotalEnergies Marine Fuels concluiu com sucesso o primeiro reabastecimento de um porta-contêineres da Cosco Shipping Lines com biocombustível marinho de baixo teor de GEE. Esta operação marca a primeira operação de abastecimento de biocombustível da TotalEnergies para um porta-contêineres em Cingapura.
A operação aconteceu em 11 de julho, quando o navio porta-contêineres "Cosco Houston", de 4.250 TEUs, foi abastecido com biocombustível fornecido pela TotalEnergies nas águas de Cingapura, por meio de transferência de navio para navio. O combustível, VLSFO (Very Low Sulphur Fuel Oil) misturado com 20% de UCOME (Used Cooking Oil Methyl Ester) de segunda geração baseado em resíduos e com certificação ISCC, foi abastecido através de uma operação que foi viabilizada com o apoio da autoridade marítima e portuária de Cingapura.
O biocombustível reduzirá em aproximadamente 17% as emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) em comparação com o óleo combustível convencional. O biocombustível foi consumido durante a viagem do navio porta-contêineres para Jacarta, na Indonésia.
Laura Ong, gerente geral de comércio e operações para a Ásia-Pacífico da TotalEnergies Marine Fuels, com sede em Cingapura, disse: “Estamos honrados em fazer parceria com a Cosco Shipping Lines, uma das maiores empresas de transporte de contêineres do mundo, em sua jornada de descarbonização com o fornecimento de seu primeiro bunker de biocombustível. Essa colaboração bem-sucedida estabelece as bases para que ambas as empresas explorem novas iniciativas conjuntas que promovam a introdução de combustíveis alternativos limpos e de baixo carbono”.
Laura acrescentou: “Esta operação de bio-abastecimento também valida ainda mais o importante papel dos biocombustíveis na descarbonização de combustíveis marítimos convencionais e os potenciais ganhos de redução de gases de efeito estufa (GEE) que podem trazer para as embarcações existentes. Em linha com a ambição climática da TotalEnergies de alcançar emissões líquidas zero até 2050 junto com a sociedade, continuaremos a aumentar nossas capacidades de biocombustíveis e apoiar o crescente interesse por biocombustíveis marinhos sustentáveis nesta região.”
Esta operação segue os testes bem-sucedidos de abastecimento de biocombustível que a TotalEnergies Marine Fuels realizou em Cingapura com um navio ro-ro operado pela Mitsui O.S.K. Lines, Ltd. (MOL) e um graneleiro fretado pela NYK Line este ano.
Os biocombustíveis fornecem uma solução imediata e sustentável para descarbonizar o transporte marítimo hoje, pois podem ser misturados a combustíveis convencionais existentes com pouco ou nenhum desenvolvimento tecnológico necessário nas embarcações. Como parte da estratégia da TotalEnergies de produzir uma nova geração de biocombustíveis para uso em transporte, a empresa está investindo em projetos avançados de biocombustíveis baseados em matéria-prima sustentável, abastecendo-se da economia circular e limitando a concorrência e o impacto em terras aráveis.
Site: Portos e Navios – 26/08/2022
